Em 24 de outubro de 1841, o Élder Orson Hyde do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias dedicou a terra da Palestina para a coligação dos judeus, a reconstrução de Jerusalém, a criação de um Estado judeu, e a construção de um futuro templo. Israel declarou sua independência em 14 de maio de 1948. Em 1978, 136 anos depois da dedicação, foram anunciados os planos para comemoração desse momento histórico com a construção do Hyde Orson Memorial Gardens ou Parque Memorial Orson Hyde, no Monte das Oliveiras.
Em 1978, as autoridades de Israel, disponibilizaram uma grande parte de terra do Monte das Oliveiras, na cidade velha de Jerusalem, para a construção do Parque Memorial Orson Hyde. O parque seria construido com fundos doados pela Fundação Orson Hyde, se tornando a maior extensão de terra dada a um grupo para desenvolvimento do parque nacional de Israel.
O Orson Hyde Memorial Gardens foi estabelecido a leste da Cidade Velha, no Monte das Oliveiras, acima do Vale de Kidron e não muito longe da estrada para Jericó. O jardim foi projetado para harmonizar com o conjunto complexo do parque nacional, tornando-se um cinturão verde de mais de 600 acres e protegendo os muros da Cidade Velha. O jardim memorial está situado também perto do Jardim do Getsêmani.
Uma placa com trechos da oração dedicatória de Orson Hyde foi instalada no local. Os trechos estão em árabe e hebraico, bem como no Inglês. Folhagens nativas são alí cuidadosamente cultivadas para manter o jardim com aparência natural, com a beleza única da Palestina.
Orson Hyde Memorial Garden
Uma vez que a Fundação Orson Hyde construiu o jardim, uma tarefa que durou cerca de três anos, o governo de Israel e a cidade de Jerusalém dão manutenção e cuidados no parque.
Elder Orson Hyde, por trinta anos presidente do Conselho dos Doze, era um homem digno de tal memorial. Além de sua missão histórica à Terra Santa, o Élder Hyde foi um dos primeiros missionários enviados para a Europa. E quando a Igreja mudou-se para as Montanhas Rochosas, em 1847, o Élder Hyde ajudou não só na colonização do oeste, mas também levou várias outras missões para várias partes do mundo. Um gigante intelectual, com sua grande mente, apreendeu nas idéias do evangelho e procurou compreender todos os detalhes, memorizando grandes porções da Bíblia em Inglês, além de em alemão e hebraico, também!
Em uma colina no Monte das Oliveiras, o Presidente Spencer W. Kimball, no dia 24 de outubro de 1979, dedicou o jardim construído em memória da oração dedicatória do Apóstolo Orson Hyde.
A oração dedicatória de Élder Hyde para consagrar a Terra Santa, dada sob a direção do Profeta Joseph Smith, não foi presenciada por ninguém. Mas a dedicação do Presidente Kimball dos jardins foi visto por milhares de pessoas, e mais tarde por outros ​​na televisão. Muitos que assistiram à dedicação eram membros da Igreja que haviam viajado para o Oriente Médio para ver a dedicação como parte de um passeio bíblico.
Partes da cerimônia de dedicação foram transmitidas via satélite para os Estados Unidos por duas estações de televisão que enviou equipes de filmagem para cobrir a dedicação.
Sete Autoridades Gerais viajaram a Jerusalém para a dedicação: Presidente Kimball; Presidente N. Eldon Tanner, primeiro conselheiro na Primeira Presidência; Presidente Ezra Taft Benson, presidente do Quórum dos Doze, e Elderes LeGrand Richards, Howard W. Hunter, e Marvin J. Ashton, membros do Quórum dos Doze, e Patriarca Emérito Eldred G. Smith.
Um anfiteatro em um ambiente com pequenas cavernas proporciona lugares para os visitantes com vista para a Cidade Velha e vários marcos de Jerusalém. O parque preserva lugares históricos, incluindo o Monte Sião, a Cidade de Davi, o Kidron e vales Hinmon, Getsêmani, e as encostas do Monte das Oliveiras e Monte Scopus.,
As palavras da oração do Presidente Kimball reconheceram a importância histórica e religiosa da criação do jardim, abençoando todos os lugares e estruturas, solicitando a proteção contra guerras e depredações do todo tipo e ainda pedindo para que todos os que o visitassem sentissem a influência do Espírito Santo. Um coro de 300 vozes cantou durante a dedicação.
Orson Hyde Memorial Garden2
Presidente Kimball disse aos presentes que muito da oração de Élder Hyde tinha sido cumprido.
“A terra tornou-se rica em frutos novamente, com rebanhos e pomares e campos. Os filhos dispersos de Abraão voltaram em grande número para construir esta terra como um refúgio, e a cidade de Jerusalém tem florescido “, disse ele.
Presidente Kimball lembrou que Davi subiu ao Monte das Oliveiras e chorou; que o Senhor Jesus Cristo tinha dado alí grandes ensinamentos; e que abaixo do Monte das Oliveiras, ele sofreu no Jardim do Getsêmani.
Ele também lembrou um pouco da história de Orson Hyde. Élder Hyde estava com 36 anos de idade, quando ele ofereceu a oração dedicatória no Monte das Oliveiras e, após a oração, juntou um pequeno monte de pedras para celebrar a dedicação.
“Nós hoje temos construído um memorial de pedras novas e mais permanente para o mesmo evento”, disse o presidente.
Orson Hyde Memorial Garden3
Presidente Kimball foi um dos três líderes da Igreja que recebeu uma medalha da Cidade de Jerusalém pelo prefeito Kollek. Medalhas também foram dadas a Élder Richards e Élder Hunter. Os líderes da Igreja deram ao prefeito Kollek uma estátua de porcelana de Noé segurando uma pomba da paz.
Antes da dedicação, os líderes da Igreja foram homenageados em uma recepção oferecida pelo prefeito Kollek.
Kollek falou da contribuição da Fundação Orson Hyde para o embelezamento de Jerusalém e brincou: “Nós iremos até vocês com outro projeto em breve.”
Ele demonstrou saber um pouco dos ensinamentos dos santos dos últimos dias, quando ele brincou: “Estamos muito gratos pelo esforço que todos vocês fizeram para chegar à outra Jerusalém”, referindo-se a um ensinamento da Igreja da Nova Jerusalém a ser construída no continente americano.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!