IPOMÉIA-SC — O distrito de Ipoméia, que faz parte do Município de Rio das Antas, em Santa Catarina, ‘berço’ de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias no Brasil, recebeu uma equipe de reportagem da TV Brasil para a segunda etapa, de quatro séries de gravações para um documentário sobre Religião, que está sendo produzido pela Emissora e deve ser exibido em outubro, com data ainda a ser definida. Ao todo 26 grupos de todas as denominações religiosas existentes no País participam deste projeto.

No sábado, a produção fez imagens da capela – a segunda a ser construída e dedicada no País, em 1957. Nos primórdios da Igreja de Jesus Cristo lá, as reuniões eram realizadas numa casa simples de madeira. Algo muito interessante ocorreu durante a tomada das primeiras cenas. O dia estava nublado, mas especialmente no instante que as imagens estavam sendo captadas, a luz do sol brilhou acima da capela. O próprio repórter cinematográfico responsável pelas gravações, Paulo César, conhecido como PC, comentou e deu ênfase nesse detalhe.

Em seguida, o experiente cineasta Alfredo Alves, conduziu a entrevista com Henrique Blind, filho mais novo da pioneira Georgine Lippelt Blind. Ele contou a história da mãe e da avó, Auguste Lippelt, batizadas na Igreja de Jesus Cristo na Alemanha e que ao mudarem-se para cá, foram as percussoras na década de 20, enviando as primeiras cartas ao presidente da Igreja, na época Heber J. Grant, para pedir que o evangelho chegasse ao Brasil.

Ainda no período da noite, a equipe acompanhou uma reunião familiar, no aconchegante Lar da Família Weinheimer. O presidente Weiss, do Ramo Ipoméia, que pertence ao distrito de Ipoméia ofereceu a mensagem a respeito da vida de Jesus Cristo. Terminada a mensagem a família Weinheimer e Blind, ofereceram aos convidados cucas de farofa, requeijão e nata – doces bem típicos da gastronomia no Sul do Brasil.

20140529_2

Reunião dominical

No domingo pela manhã, após encerradas todas as reuniões no Ramo Ipoméia, os membros da Igreja de Jesus Cristo, maior parte descendentes dos pioneiros, participou das gravações de uma reunião sacramental simulada com hinos e simulação de oradores – algo de 10 minutos para gravação de imagens. Terminada essa etapa, como bons anfitriões, as famílias prepararam um almoço com churrasco, para a equipe antes de pegarem a estrada para a próxima parada, Florianópolis.

Outras gravações

A primeira fase das gravações foi realizada em Belo Horizonte, em março deste ano. Na capital de Minas Gerais, a equipe acompanhou o domingo do recém-converso, Alan Diniz e gravou o depoimento dele. As próximas etapas consistem em entrevistar o Élder Cláudio Costa, presidente da Área Brasil e acompanhar a rotina de uma dupla de missionários, em Manaus.

Texto: Janete Monteiro Garcia – jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos
Fotos: Nei e Janete Garcia

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!