Mitt Romney, membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um republicano moderado que foi derrotado por Barack Obama nas eleições presidenciais de 2012, será recebido por Donald Trump este fim de semana e está entre os indicados ao cargo de secretário de Estado, segundo veículos de comunicação americanos.

O ex-governador de Massachussets, de 69 anos, que foi um dos mais virulentos críticos de Donald Trump durante a campanha, será recebido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou a emissora CNN.

Segundo a NBC News, ele é agora um dos candidatos a suceder John Kerry à frente da diplomacia americana.

O senador pelo Alabama Jeff Sessions, cotado para ocupar alguma pasta no próximo gabinete, pareceu confirmar, em parte, estas informações, ao deixar a Trump Tower, o QG de Donald Trump em Nova York, nesta quinta-feira.

“Acho bom que o presidente eleito se reúna com pessoas como Mitt Romney”, declarou o senador.

“Tem muita gente talentosa com quem (Donald Trump) precisa manter boas relações. E acho que Romney é capaz de fazer várias coisas. Estou certo de que é um dos contados. Mas é Trump quem tomará a decisão final”, acrescentou.

Mitt é filho de Lenore e George W. Romney (governador de Michigan entre 1963-1969), tendo sido criado em Bloomfield Hills, Michigan. Ele passou trinta meses na França como missionário mórmon. Em 1969 casou-se com Ann Davies, com quem tem cinco filhos. Em 1971, ele ganhou um Bachelor of Arts da Universidade Brigham Young e, em 1975, se formou com Juris Doctor e mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Harvard. Romney entrou na indústria de consultoria de gestão, e em 1977 entrou na Bain & Company. Mais tarde, como executivo-chefe da empresa, ajudou a tirar a empresa da crise financeira. Em 1984, ele co-fundou e liderou o Bain Capital, uma empresa de investimento de capital privada que se tornou altamente rentável e uma das maiores empresas desse tipo no país. Seu patrimônio líquido é estimado entre 190-250 milhões de dólares, dinheiro esse que ajudou a financiar suas campanhas políticas anteriores a de 2012.

Como um membro ativo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ele atuou como bispo de sua ala e presidente da estaca em Boston. Ele concorreu como candidato republicano na eleição para o senado de Massachusetts em 1994, perdendo para o senador Ted Kennedy. Em 1999, ele foi contratado como presidente e CEO do Comitê Organizador da candidatura de Salt Lake City para o Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. A visibilidade que ele ganhou nesse período deu-lhe a oportunidade de relançar suas aspirações políticas.

Romney foi eleito governador de Massachusetts em 2002, mas não tentou a reeleição em 2006. Durante seu mandato, ele reduziu o déficit estadual em 3 bilhões de dólares, reduzindo o financiamento do Estado para o ensino superior, fazendo corte em auxílios estatais para as cidades, levantando várias taxas e removendo brechas fiscais corporativas. Ele ajudou a desenvolver e transformar em lei a legislação estadual sobre a saúde, que ficou conhecida como “Romneycare”. Foi a primeira lei sobre a regulamentação da saúde no país, fornecendo quase acesso universal a saúde através de subsídios estaduais e mandatos individuais para a compra de seguros.

Romney concorreu para a nomeação republicana na eleição presidencial de 2008, ganhando em várias primárias e caucus, mas perdeu a indicação para John McCain. Em junho de 2011, ele anunciou que iria concorrer em 2012. Em maio de 2012, ele ganhou caucus e primárias suficientes para tornar-se o provável candidato do partido, e em 28 de agosto, a Convenção Nacional Republicana de 2012 oficializou sua candidatura. Em novembro, concorreu contra o então presidente Barack Obama, que visava a reeleição. Romney acabou sendo derrotado por uma margem de 4.9 milhões de votos nas urnas e por 126 votos no colégio eleitoral.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!