Texto traduzido do artigo de Lisa Hyde Renlund – MormonObserver

Eu tenho lido muitas críticas sobre os três novos apóstolos da Igreja SUD por serem “homens brancos de classe média-alta típicos nascidos em Utah” sem diversidade socioeconômica ou racial. Enquanto eu ainda não posso comentar pessoalmente sobre o a história dos outros dois novos apóstolos, eu posso comentar um pouco mais sobre a formação do meu tio, Dale G. Renlund, décimo segundo membro do Quórum dos Doze. Sim, Dale nasceu em Utah, mas há muito mais sobre sua história dele que eu acho que as pessoas devem saber:

  • Dale nasceu de imigrantes escandinavos que não falavam Inglês quando vieram pela primeira vez para os EUA em 1948/1950. Todos os três filhos mais velhos, incluindo Dale, falavam sueco como primeira língua. Seu pai, meu avô, era um trabalhador da construção civil, e eles eram muito pobres.
  • Toda a família se mudou de volta para a Escandinávia quando Dale tinha cerca de 10 a 13 anos, onde passaram um tempo em Helsinquee, Finlândia e Gothenbirg, Suécia. Eles foram totalmente imersos na cultura sueca e estudaram em sueco na escolas públicas. Tenho ouvido muitas histórias sobre os pouquíssimos recursos que eles tinham para viver lá.
  • Quando a família voltou para Utah, as crianças não falavam Inglês e tinham pouca ou nenhuma compreensão da cultura dos Estados Unidos. Eles passaram por uma grande quantidade adaptações.
  • Quando Dale tinha 19 anos, ele serviu em uma missão de tempo integral na Suécia por 25 meses, quando ele foi novamente imergido na cultura sueca.
  • Na idade de 20 e poucos anos, Dale foi chamado para ser o bispo de uma ala multi-cultural recém-formada, do centro da cidade, em Baltimore. (Durante este tempo ele também estava fazendo residência médica e tentando apoiar sua esposa, que estava na faculdade de direito e passando por quimioterapia devido a um câncer de ovário).
  • Para aqueles que gostam de conhecer mulheres fortes compartilharem sua perspectiva, Ruth, a esposa de Dale, é um bom negócio. Além de servir com excelência na Igreja, ela tornou-se uma advogada altamente respeitada e presidente de seu escritório de advocacia. Na nossa família, entende-se que, se algo precisa ser feito no mundo, basta colocar Ruth que ela vai fazer milagres. Ela tem sido e continuará a ser uma incrível oradora, editora, apoiadora, e conselheira, que fará com que Dale seja melhor em seu trabalho, e ele sabe disso.
  • Dale e sua esposa passaram cinco dos últimos seis anos na África, onde serviu na presidência da Área África Sudeste da Igreja. Ele viajou por toda a vasta extensão territorial da Angola até a Etiópia para visitar pessoas em áreas extremamente pobres. Tenho ouvido e lido muitas histórias sobre esse tempo em suas vidas e a maneira como Dale e Ruth lutaram para ajudar as pessoas e fazer a igreja crescer lá. Dale não tem medo de tomar decisões corajosas, como defender as necessidades daqueles a quem serve. E enquanto a maioria das autoridades da Igreja na área falavam somente o Inglês, ele estava determinado a aprender francês (a língua mais predominante na área) para que ele pudesse se comunicar efetivamente com as pessoas que ele servia.
  • A família Renlund, do qual tanto Dale quanto eu fazemos parte, é profundamente sueca em seu núcleo. A nossa herança sueca é uma parte importante da nossa cultura familiar, desde as histórias que são contadas em nossas noites familiares até a comida tradicional sueca servida no Natal a cada ano.

Assim, à primeira vista, sim, o Élder Dale G. Renlund é um cara branco nascido em Utah. Mas como você pode ver, ele traz consigo uma perspectiva internacional muito original que eu espero que muitos irão apreciar. De sua formação sueca até seu serviço no sudeste da África, creio que Deus tem preparado Dale toda a sua vida para este apostolado e para ser um defensor eficaz das pessoas de todas as origens e diversas circunstâncias.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!