“Entendemos que o Sacerdócio Patriarcal é um apêndice do Sacerdócio de Melquisedeque. Qual a diferença entre reis e rainhas de sacerdotes e sacerdotisas?”

RESPOSTA:

A “Ordem Patriarcal do Sacerdócio” é a mais alta “subdivisão” ou “apêndice” do Sacerdócio de Melquisedeque. Entramos nesta ordem pela ordenança do selamento matrimonial, e por enquanto exercemos esta autoridade através de nossas reuniões familiares, conselhos familiares, e outros “ritos” do casamento. (Vou postar novamente um comentário pessoal que escrevi dois meses atrás sobre esses “ritos”, pois não foi publicado nesta página).

Quanto aos ofícios da ordem patriarcal, aqui vai uma possível explicação dada pelo Élder Orson Pratt, membro do Quórum dos Doze Apóstolos em meados do século 19:

“O Sacerdócio de Deus é a grande autoridade suprema e legal que rege os habitantes de todos os mundos redimidos e glorificados . … A autoridade real não é separada e distinta do Sacerdócio, mas apenas um ramo ou parte do mesmo. A autoridade sacerdotal é universal, tendo poder sobre todas as coisas, a autoridade real, até que seja aperfeiçoada, é limitada aos reinos colocados sob a sua jurisdição: a primeira [ou seja, o sacerdote] nomeia e ordena o outro [isto é, o rei], mas este último nunca nomeia e ordena o anterior:

“O primeiro [ou seja, o sacerdote] controla as leis da natureza, e exerce jurisdição sobre os elementos, bem como sobre os homens, o outro [o rei] controla apenas os homens, e administra leis justas e retas para seu governo.
“Onde os dois são combinados e o indivíduo aperfeiçoado, ele tem poder supremo como Rei e Sacerdote; ambos os ofícios são então fundidos em um. As distinções então, estarão apenas no nome e não na autoridade; seja como rei como sacerdote ele terá, então, poder e domínio sobre todas as coisas, e reinará sobre tudo. Ambos os títulos, quando combinados, não lhe darão mais poder do que qualquer um dos dois isoladamente.” (The Seer 1:10 – Outubro 1853 – colchetes adicionados para esclarecimentos)

Vale registrar que ainda não temos uma “segunda testemunha” apoiando esta explicação.

(Este comentário não constitui uma declaração oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Siga-me!

Marcus H. Martins

Marcus H. Martins possui Doutorado (Ph.D.) em Sociologia da Religião e Relações Raciais e Étnicas. Serviu como Bispo e Presidente de Missão.
Siga-me!

Últimos posts por Marcus H. Martins (exibir todos)