Durante a sua primeira visita a uma mesquita nos Estados Unidos no exercício do mandato, o presidente Barack Obama relacionou a injustificável retórica contra os muçulmanos à perseguição histórica aos mórmons.

“Comunidades mórmons têm sido atacadas em toda a nossa história… Temos de compreender que um ataque a uma crença é um ataque a todos os nossos credos”, disse o presidente Obama.

“Eu concordo com cada palavra que ele disse”, disse Ed Firmage, historiador Mórmon e autor do livro “Zion in the Courts.”

Firmage reconhece a história sangrenta sobre a perseguição aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mas ele disse que para os muçulmanos, o derramamento de sangue remonta muito mais longe na história.

Muçulmanos ou Mórmons, a comparação pode não ser exata, mas a mensagem de tolerância para todos, Firmage acredita que é universal.

O presidente Obama, que é cristão, mas foi perseguido por alegações de que ele é muçulmano, destacou durante a sua visita que os americanos devem manter-se fieis aos seus valores fundamentais, que “inclui a liberdade de religião para todas as crenças.”

Obama, cujo avô se converteu ao Islã, visitou mesquitas fora dos Estados Unidos em viagens internacionais oficiais, mas até agora nunca tinha ido a uma dentro de seu país.

Seu antecessor, George W. Bush, chegou a visitar uma mesquita em Washington seis dias após os ataques de 11/9. Um relatório do Pew Research Center lançado em 2009 apontava que quase seis em cada 10 adultos norte-americanos viam os muçulmanos como alvo de discriminação, mais do que os ateus, judeus e mórmons.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!