A conferência geral foi cheia de anúncios surpreendentes este ano, mas mesmo quando pensamos que a empolgação estava quase no fim, nosso Profeta, o Presidente Russell M. Nelson anunciou mais sete templos mórmons a serem construídos em todo o mundo. No entanto, o templo russo, a ser construído em uma grande cidade ainda sem nome, tem um significado especial para o Presidente Nelson.

Suas primeiras visitas à Rússia

O Presidente Nelson visitou a Rússia pela primeira vez antes de ser chamado para ser apóstolo. Em 1966, ele viajou com um pequeno grupo representando a American Heart Association para ensinar médicos russos. Ele foi novamente para fins médicos em 1971.

Sua primeira visita oficial pela igreja

Em 1987, o Presidente Nelson (então Elder Nelson) viajou para Moscou. Ele se reuniu com o presidente do Conselho de Assuntos Religiosos da URSS e descobriu que, se uma igreja quisesse obter reconhecimento legal, precisaria apresentar documentos, inclusive um pedido de registro assinado por vinte cidadãos soviéticos que viviam na mesma área.

Visitas Continuadas

Depois dessa primeira visita à Rússia, o Élder Nelson retornou muitas e muitas vezes. Ele passou muito tempo trabalhando para estabelecer a Igreja lá. Algumas de suas visitas incluem:

  • Abril de 1990: visitou Leningrado para falar aos santos sobre a Divindade e vários outros princípios que podem ser aprendidos das Regras de Fé.
  • No dia 26, ele visitou o Jardim de Verão em São Petersburgo, o local onde a Rússia foi dedicada pela primeira vez em 6 de agosto de 1903. Lá, o Élder Nelson “ofereceu uma oração de gratidão com o espírito de rededicação da Rússia”. Nelson incluído nesta bênção foi para o povo da Rússia receber liberdade religiosa.
  • Essa oração foi respondida quando o governo russo reconheceu legalmente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 13 de setembro de 1990.
  • Junho de 1991: O Élder Nelson e vários outros líderes da igreja acompanharam o Coro do Tabernáculo Mórmon a Moscou e a Leningrado e falaram em serões e jantares.
  • No dia 25, perto do Kremlin de Moscou, ele ofereceu uma oração apostólica de gratidão e reafirmação da Rússia.
  • No dia 28, o Élder Nelson falou em um serão do Coro, compartilhando sua própria perspectiva sobre a história da Igreja na Rússia.
  • Maio de 1993: O Élder Nelson visitou Voronezh para se reunir com membros e missionários, incluindo seu filho, cuja missão estava chegando ao fim.
  • No dia 13, o Élder Nelson visitou Saratov para uma reunião missionária e reuniões com líderes do governo.
  • Depois que essas reuniões terminaram, ele viajou para Nizhnii Novgorod para se encontrar com autoridades da Igreja e os Jovens Embaixadores (um grupo da BYU que estava se apresentando por todo o país de 9 a 26 de maio). Lá, todos participaram de cultos juntos, e o filho do Élder Nelson foi um dos oradores da reunião sacramental.
  • Depois de mais reuniões, entrevistas, seminários e um show do Young Ambassador, eles voltaram para Moscou. Lá, o Élder Nelson apresentou um livro à Biblioteca de Moscou, reuniu-se com líderes do governo e encontrou-se com missionários.

Eu encontrei a maior parte desta informação em um excelente livro chamado  Rússia e o Evangelho Restaurado por Gary Browning. É um livro muito interessante e informativo se você quiser ler mais sobre a história da Igreja na Rússia. Browning também escreveu um artigo para a  Ensign  sobre os Santos dos Últimos Dias na Rússia . 

Missão de seu filho

O único filho de dez filhos do Presidente Nelson, Russell M. Nelson Jr., foi chamado para servir em sua missão na Rússia. Ele serviu de 1991 a 1993, muito cedo depois que a área foi reaberta aos missionários em 1989.

Como tenho certeza de que qualquer pai ou mãe de um missionário pode lhe dizer, o país onde seu filho atua se torna especial, e tenho certeza de que o Presidente Nelson não é diferente. Isso, combinado com todo o tempo e esforço que o Presidente Nelson passou trabalhando para levar o evangelho à Rússia, certamente torna o anúncio de um templo muito especial para ele.

Qual dos templos recém-anunciados significa mais para você e por quê?

Artigo traduzido de https://mormonhub.com/blog/faith/lds-temples/russian-temple-meaningful-president-nelson/

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!