Por Taylor Halverson and Brad Wilcox | Jan. 02, 2017, traduzido por José Eduardo Marcondes

Leitores do Livro de Mórmon encontram centenas de nomes únicos que não são encontrados em nenhum outro lugar. Críticos zombam desses nomes como incoerências ou invenções criativas de Joseph Smith. Entretanto, aqueles dispostos a olhar profundamente a questão descobrem que não apenas muitos dos nomes se encaixam nos padrões da antiga língua dos semitas como também eles também têm grande significado pessoal para cada um de nós.

Nas antigas narrativas Israelitas o significado dos nomes pessoais era usado para aprimorar a lembrança das histórias. Considere o nome de Noé (Noah, em inglês) em Gênesis 6-9. Seu nome em Hebreu, nh, significa “descansar”, que representa um grande tema na história de Noé: O mundo descansou da maldade depois da inundação. A pomba buscou descanso, já que procurava por terra. A arca finalmente descansou sobre o topo de uma montanha. O nome de Noé escrito ao contrário, hn, significa “graça”, que aponta para um tema secundário na história de Noé enfatizado em Gênesis 6:8 onde lemos que “Noé [nh], porém, achou graça [hn] aos olhos do Senhor”. Ao aprender sobre os significados contidos no nome de Noé, os antigos ouvintes podiam se lembrar que eles, como Noé, podiam achar descanso por meio da graça do Senhor.

Esta mesma prática antiga Israelita de usar os nomes para expressar um tema chave em uma história também se aplica aos nomes no Livro de Mórmon. Aqui estão quatro exemplos de nomes do Livro de Mórmon cujos significados podem surpreender e inspirar você.

Néfi

Néfi é um antigo nome egípcio com múltiplos significados. Um significado é “capitão do mar” (ver John Gee, “Quatro Sugestões à respeito da Origem do Nome Néfi”, em Avançando com o Livro de Mórmon, F.A.R.M.S., 1999, pp. 1-3). Nós sabemos que esse é um nome que se adapta a Néfi, que construiu um barco e navegou os mares com a ajuda do Senhor.

Entretanto, Néfi também pode significar “bom, justo, agradável ou belo” (ver Matthew L. Bowen, “A Boa Inclusão de Néfi”, Intérprete: Um diário de Escrituras Mórmon 17 (2016): 181-195; Matthew L. Bowen, “Oh Vocês os Justos” – Revisitado, Intérprete: Um diário de Escrituras Mórmon 20 (2016): 315-344). As escolhas de Néfi fizeram dele bom e justo. Mesmo quando ele declarou que ele era um homem destroçado, sua confiança no Senhor era agradável e bela.

Helamã deu nome a um dos seus filhos em homenagem ao Néfi original, porque ele era “bom”. Helamã disse ao seu filho, “desejo que pratiqueis o bem” (Helamã 5:7). Da mesma forma, o nome de Néfi pode nos lembrar que nós sempre deveríamos tentar liderar os outros rumo a Deus e procurar sobretudo aquilo que é bom, justo, agradável e belo (ver Artigo de Fé 13).

Alma

Durante anos, críticos do Livro de Mórmon reclamaram que Alma foi mal utilizado como um nome masculino. Afinal, a palavra em latim Alma é um nome feminino sempre associado às virtudes femininas. Por exemplo, nós usamos a frase “alma mater” para representar nossas escolas. As palavras, em Latim, significam “a mãe da alma”.

Entretanto, a linguagem original do Livro de Mórmon não era Latim, mas uma adaptação da linguagem dos semitas, como Egípcio e Hebreu (ver Mórmon 9:32-33). Em Hebreu, alma significa de fato “jovem rapaz”. Isso nos ajuda a lembrar que tanto Alma quanto seu filho Alma eram jovens rapazes quando eles foram convertidos e escolheram devotar duas vidas ao Senhor. Na verdade, Mórmon pode ter utilizado alguns mecanismos literários como aliteração e assonância no texto original – mecanismos literários que se perderam na tradução para o Inglês. “Mas havia entre eles um cujo nome era Alma, sendo ele também descendente de Néfi. E era jovem [alma] e acreditou [amen] nas palavras [emerim] que Abinádi dissera [amar]” (Mosias 17:2). A similaridade das palavras poderia ter solidificado o significado do nome de Alma nas mentes dos antigos leitores e conectado tudo a outras palavras sobre fé e ensino do evangelho.

Sabendo que o significado do nome de Alma nos lembra a procurar pelo Senhor cedo, enquanto em nossa juventude, (Ver o Livro de Canções para Crianças “Procure pelo Senhor Cedo”) como Alma o Élder e Alma, o jovem, nós devemos fazer nossa escolha de devotar nossas vidas inteiras aos serviços do Senhor.

Abis

Abis é uma das poucas mulheres que têm nome no Livro de Mórmon. Ela também pode ser uma das mais significativas mulheres que têm nome em toda a escritura. Mórmon apresenta Abis em Alma 19:16 da seguinte maneira, “E aconteceu que invocaram o nome do Senhor com toda a força, até caírem todos por terra, exceto uma das mulheres lamanitas, por nome Abis, que muitos anos antes se convertera ao Senhor graças a uma notável visão de seu pai”

Este verso pode significar que o pai terreno de Abis teve uma visão e ela foi convertida quando ele comunicou isso a ela. Também pode significar que ela viu seu pai terreno em uma visão que a converteu ao Senhor. Além disso, pode haver ainda outra interpretação.

Abis (Abish, em inglês) é um nome combinado de duas palavras do Hebreu: ab que significa pai e ish que significa homem. Assim, Abis significa “pai é um homem”. E se Abis teve uma visão do seu Pai Celestial e descobriu, como Joseph Smith, que Ele pode ter a forma de um homem? Seu nome seria belamente a preservação do seu testemunho de sua reveladora experiência de que “O Pai [nos céus] é um homem”. Esta maravilhosa ideia indicaria que Abis foi a primeira mulher registrada na escritura depois da Mãe Eva a ter visto Deus o Pai.

Qualquer que seja a interpretação, o conhecimento de Abis acerca de Deus a motivou à ação e salvou o seu povo. Ela sabia que Deus não era apenas algum poder superior ou uma força nebulosa do universo. Isso pode fazer uma diferença similar em nossa história enquanto nós lemos e relembramos da história dela.

Mórmon

Joseph Smith uma vez foi questionado sobre o significado da palavra Mórmon e respondeu que significa “maior bem”. Apesar de Joseph não ter dado o verdadeiro significado Egípcio da palavra naquela época, ele certamente ensinou a todos que seguir a Mórmon iria por fim levá-los a Jesus Cristo e que o “maior bem” seria encontrado na plenitude do Seu evangelho restaurado (ver Matthew L. Bowen, “‘Mais Desejado Sobre Todas as Coisas’: Jogo Onomástico sobre Maria e Mórmon no Livro de Mórmon,” , Intérprete: Um diário de Escrituras Mórmon 13 (2015) 27-61).

O significado do nome de Mórmon é uma combinação de duas antigas palavras Egípcias: mr, que significa “Maria” ou “amor”, e mn, que significa “permanecer” e “perpétuo”. As duas palavras juntas significam “amor permanece para sempre”. Lembrando que o significado do nome de Mórmon pode nos ajudar a lembrar do profeta que escreveu, compilou e preservou o Livro de Mórmon e testificou que o amor de Deus através de Jesus Cristo permanece para sempre. Isso pode nos ajudar a lembrar que Mórmon fez um dos melhores discursos sobre a pureza do amor de Cristo jamais registrado: “Mas a caridade é o puro amor de Cristo e permanece para sempre; e para todos os que a possuírem, no último dia tudo estará bem.” (Morôni 7:47)

Apesar de que Mórmon vivia em uma civilização corrupta, cheia de degradação e violência, ele ensinou sobre o amor e a caridade a todos. Nós também vivemos em tempos perigosos e nos encontramos em circunstâncias desafiadoras. Nós deveríamos sempre procurar pelo “maior bem” como Joseph Smith sugeriu, mas mesmo quando escorregamos e caímos nós podemos ter a confiança de que o amor de Deus é perfeito e permanece para sempre. Nesse amor nós podemos encontrar a graça que vai nos permitir continuar tentando e nunca perder a esperança.

Os significados desses quarto nomes lhe surpreendem? Mais importante, eles os inspiram? (Aprenda mais sobre os nomes do Livro de Mórmon no dicionário de nomes do Livro de Mórmon (tecnicamente chamado de Onomástico) e verifique os escritos do Dr. Matt Bowen da BYU-Havaí no Intérprete).

Siga-me!

Eduardo Marcondes

É jornalista há 20 anos, com ênfase na atuação em Rádio e Televisão. Foi repórter, editor e apresentador, com passagens por praticamente todas as emissoras com sede na capital paulista, entre elas o Grupo Bandeirantes e o SBT. Atualmente faz trabalhos de textos em parceria com alguns empresários e escreve regularmente na internet há pouco mais de ano.
Siga-me!