…O tempo voa! A boa notícia é que você é o piloto

Esta inspirada frase de Michael Althsuler nos mostra que, Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem. (Pitágoras).

Edwin C.Bliss, no seu artigo “Dez Sugestões Para Fazer Seu Tempo Render”, lista os seguintes itens: planejamento, concentração(foco), ter momentos de pausa(para descanso), evitar a desordem, não ser perfeccionista, não ter medo de dizer não, não adiar os compromissos, evitar atividades que o levam a perder tempo, aprender a delegar e não ser ergomaníaco (viciado em trabalho).

Para conseguir isso, é fundamental que se tenha uma agenda (de papel ou digital). E o mais importante: USAR tal agenda! Selecione alguns assuntos prioritários de cada vez, e faça o melhor possível para realizá-los.

Não estabeleça metas muito difíceis nem muito fáceis: as primeiras o decepcionarão, e as ultimas não o estimularão.

E é preciso também que se tenha paciência e perseverança, porque têm muitas coisas que não se consegue na hora, pois em Eclesiastes aprendemos que:

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
… tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
(Eclesiastes 3:1-8).

Então há tempo para se atingir todos os objetivos, com paciência e sem desespero- se nos esforçarmos o suficiente.

No Livro de Mórmon tem uma Escritura que nos dá uma visão do que é mais importante nesta vida. Amuleque (um profeta que viveu numa das Américas) ensinou o seguinte:

Pois eis que esta vida é o tempo para os homens prepararem-se para encontrar Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem os seus labores.

E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim; porque depois deste dia de vida que nos é dado a fim de nos prepararmos para a eternidade, eis que, se não fizermos melhor uso de nosso tempo nesta vida, virá a noite tenebrosa….

Não podereis dizer, quando fordes levados a essa terrível crise: Arrepender-me-ei para retornar a meu Deus. Não, não podereis dizer isso; porque o mesmo espírito que possuir vosso corpo quando deixardes esta vida, esse mesmo espírito terá poder para possuir vosso corpo naquele mundo eterno.”(Alma 34:32-34)

Portanto, aproveite bem o seu tempo. Escolha as prioridades certas. Trabalhe e confie, porque o Senhor ajudará com o resto.Não estamos sós nesta vida. Muitos seres (visíveis e invisíveis) nos ajudarão- se merecermos e pedirmos tal ajuda.

Para terminar, só um alerta de Henry Thoreau , não podemos matar o tempo sem ferir a eternidade.”

Siga-me!

Luiz Polito

Luiz Polito serviu na Missão Brasil Rio de Janeiro (1978/80). É músico e microempresário. Proprietário de um Sebo Virtual, chamado Higino Cultural. E atualmente serve como Consultor de História da Família na Ala Bauru - Estaca Bauru.
Siga-me!