O Bispado Presidente é formado por três homens: o Bispo Presidente e seus dois conselheiros, que constituem um dos conselhos presidentes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Essas Autoridades Gerais, cada um deles possuindo o ofício de bispo, servem em seu cargo sob a direta supervisão da Primeira Presidência. Desde a sua criação, o Bispado Presidente tem sido responsável por muitos dos assuntos temporais da Igreja. Isso inclui a participação no recebimento, na distribuição e na prestação de contas dos dízimos, das ofertas e contribuições dos membros, na administração de programas de assistência aos pobres e necessitados, no planejamento, na construção e manutenção de locais de adoração e na auditoria e transferência de registros de membros. Os homens escolhidos para o cargo de Bispos Presidentes foram reconhecidos por suas habilidades em administração de negócios assim como por seu comprometimento religioso.

O Bispo Presidente da Igreja possui as chaves de presidente do Sacerdócio Aarônico. Ele exerce essas chaves conforme dirigido pela Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos.

O Bispo Presidente serve como membro do Conselho Executivo do Sacerdócio, que inclui membros do Quórum dos Doze Apóstolos e outras Autoridades Gerais. Esse conselho ouve e avalia as propostas da presidência geral dos Rapazes e dá conselhos e orientação referentes ao programa dos Rapazes. Desse modo, o Bispado Presidente se mantém a par do trabalho da presidência geral dos Rapazes e do programa de atividades dos rapazes da Igreja.

O Bispado Presidente também é o canal pelo qual os assuntos temporais da Igreja são conduzidos. Esses assuntos temporais incluem questões referentes aos dízimos; ofertas de jejum; registros, despesas e gerenciamento de fundos; e o programa de bem-estar da Igreja e seus trabalhos humanitários. O Bispado Presidente também é responsável pelos edifícios da Igreja; pelas fichas de membro; pela produção de roupas do templo; e pela tradução, impressão, encadernação e distribuição de materiais que são usados para apoiar a proclamação e ensino do evangelho. Esses materiais incluem as escrituras, o material curricular, cartazes, DVDs, vídeos, auxílios visuais e as revistas da Igreja — tudo isso em apoio aos propósitos espirituais da Igreja. Todos os membros do Bispado Presidente são Autoridades Gerais, de modo que podemos fazer tudo o que a Primeira Presidência ou o Quórum dos Doze Apóstolos nos pede. Foi por isso que fui designado a presidir uma conferência de estaca, quando então surgiu essa pergunta.

Na mente da maioria das pessoas, os assuntos temporais pelos quais o Bispado Presidente é responsável são aspectos comerciais da Igreja. Mas na seção 29 de Doutrina e Convênios, o Senhor disse: “Portanto em verdade vos digo que todas as coisas são espirituais para mim e em tempo algum vos dei uma lei que fosse terrena; (…) porque meus mandamentos são espirituais”. (Versículos 34–35)

O Senhor não vê as coisas como nós as vemos. O mesmo acontece com os assuntos temporais da Igreja. Como um exemplar do Livro de Mórmon é um livro impresso, aos olhos de uma pessoa que o desconheça ele pode parecer um livro qualquer. Mas esse livro é produzido para apresentar ao mundo o evangelho eterno de Jesus Cristo. Portanto, os “assuntos temporais” que provêm a tradução, impressão, encadernação e distribuição do Livro de Mórmon estão repletos de implicações espirituais. Esse princípio se aplica a todas as coisas “temporais” que a Igreja realiza.

De um modo muito real, o propósito do Bispado Presidente é ajudar a levar a efeito tudo que os filhos de nosso Pai Celestial precisam para receber as bênçãos do evangelho eterno. Ajudams a prover o apoio terreno, ou temporal, para que isso aconteça. Há escrituras maravilhosas na seção 78 de Doutrina e Convênios, nas quais o Senhor fala de Seu armazém. No sentido mais amplo, esse armazém poderia ser descrito como o tempo e os recursos que os membros da Igreja disponibilizam para a edificação do reino de Deus. Nessa seção aprendemos a respeito da harmonia entre as coisas terrenas e as celestiais:

“Eis que é necessário que haja uma organização de meu povo, para regulamentar e estabelecer os negócios do armazém para os pobres de meu povo. (…)

Como estabelecimento e ordem permanente e eterna para minha igreja, a fim de promover a causa que abraçastes, para a salvação do homem e para a glória de vosso Pai que está nos céus.” (Versículos 3–4)

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!