“Aquele corpinho ainda em formação já possuía um espírito? Em que momento o corpo recebe o espírito? … Ficamos pensando se esse filho(a) será ‘nosso’.”

RESPOSTA:

Alguns profetas no passado declararam como opinião pessoal que quando a mãe passa a sentir os movimentos do feto seria o sinal de que o espírito estaria habitando o corpo, mas nenhum daqueles líderes deu uma declaração conclusiva a respeito disso. Outras pessoas, ao lerem 3 Néfi capítulo 1, deduzem que o espírito só entra no corpo na ocasião do nascimento. No entanto, por causa da “investidura divina de autoridade” um mensageiro celestial agindo “em nome de Jesus Cristo” poderia ter falado a Néfi na véspera do nascimento do Salvador.

E quanto ao destino dos espíritos cujos corpos mortais não se desenvolvem até o ponto de nascerem, os profetas também não declararam nada a não ser suas opiniões pessoais.

Moral da história: No momento não temos nem revelações nem uma posição oficial sobre estes assuntos. Porém …
“… todos os que crêem em Deus podem, com segurança, esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus, esperança essa que vem pela fé e é uma âncora para a alma dos homens, tornando-os seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus.” (Éter 12:4)

Ao focalizarmos nas doutrinas mais fundamentais do evangelho, o Espírito do Senhor nos testifica vez após outra de que somos realmente filhos e filhas espirituais de um Pai Amoroso, que tem um grande plano de felicidade para nós.
Assim sendo, muito embora no momento não tenhamos uma palavra oficial sobre o que irá acontecer aos espíritos cuja gestação foi interrompida naturalmente, por outro lado, temos uma “esperança segura” de que seja lá o que venha a acontecer, o Senhor Todo-Poderoso fará com que seja para a felicidade eterna tanto dos pais como também daqueles espíritos que não chegaram a nascer naquela ocasião.

(Estes comentários não constituem uma declaração oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Siga-me!

Marcus H. Martins

Marcus H. Martins possui Doutorado (Ph.D.) em Sociologia da Religião e Relações Raciais e Étnicas. Serviu como Bispo e Presidente de Missão.
Siga-me!

Últimos posts por Marcus H. Martins (exibir todos)