O lendário jogador de rúgbi da seleção neozelandesa, Jonah Lomu, considerado um dos melhores jogadores da história do esporte, morreu nesta quarta-feira na Nova Zelândia aos 40 anos, informou a imprensa local. Johan era membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O ex-All Blacks, foi batizado na Igreja com sua esposa, Nadene, no início de 2012, em Wellington e, desde então, muitos dos Santos dos Últimos Dias neozelandeses ouviram seu testemunho em várias devocionais na região.

Lomu, que vestiu a camisa dos ‘All Blacks’ em 63 ocasiões entre 1994 e 2002, passou a sofrer com problemas renais quando ainda estava na ativa e teve que passar por um transplante de rim em 2004.

O médico da seleção neozelandesa, John Mayhew, confirmou a morte do ex-jogador em sua casa em Auckland, onde tinha acabado de chegar após passar várias semanas no Reino Unido para acompanhar a disputa da Copa do Mundo de Rúgbi, além de alguns dias de férias em Dubai.

“Foi totalmente inesperado. Jonah e sua família chegaram ontem à noite e ele morreu repentinamente na manhã de hoje”, disse Mayhew, segundo a emissora de televisão “TVNZ”.

O médico não indicou nenhuma causa possível para a morte do ex-jogador, que durante os últimos dez anos teve que se submeter a tratamentos de diálises.

Lomu brilhou no Mundial de 1995, poucos meses após estrear pelos ‘All Blacks’, quando tinha apenas 19 anos, e se tornou o jogador mais jovem a fazê-lo em 90 anos. Sua atuação contribuiu para popularizar o rúgbi em nível internacional.

Naquele campeonato, que a Nova Zelândia perdeu a final para a anfitriã África do Sul, Lomu anotou sete tries, incluído um contra a Inglaterra que foi escolhido como o melhor na história das Copas do Mundo.

No total, Lomu marcou 15 tries nos Mundiais de rúgbi, o melhor registro da história até que foi igualado na edição deste ano pelo sul-africano Bryan Habana.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!