O Élder D. Todd Christofferson do Quórum dos Doze Apóstolos deu uma mensagem central durante sua recente visita ao Brasil: O Senhor está no comando – e as coisas vão dar certo. Elder Holland havia visita do Brasil ano passado e feito promessa semelhante.

Essas palavras foram bem-vindas e reconfortantes para as legiões de Santos dos Últimos Dias Brasileiros. Esta nação sul-americana de 1,3 milhões de membros conheceu tempos difíceis nos últimos anos. A economia recuou e o desemprego aumentou. A instabilidade política e o crime trouxeram sentimentos de incerteza. A esperança às vezes oscila.

“Mas minha forte impressão é que, apesar de todas as dificuldades passadas e presentes, a mão do Senhor está sobre as coisas no Brasil”, disse Elder D. Todd Christofferson. “Ele está guiando os assuntos e preparando o cenário para uma economia e uma sociedade mais estáveis. A nação e a Igreja florescerão mais do que nunca no futuro”.

Os desafios do dia no Brasil não escaparam aos membros aqui, observou o Élder Christofferson. Contados entre os muitos que perderam empregos e outras oportunidades estão bispos obedientes e presidentes de estaca. Muitos estão preocupados com o futuro de suas famílias.

“Mas eu não hesitei em dizer que vai dar certo.”

O Élder Christofferson esteve no Brasil para presidir a revisão anual da Área do Brasil. Ele foi acompanhado pelo Élder Lynn G. Robbins da Presidência dos Setenta, juntamente com suas esposas, Irmã Kathy Christofferson e Irmã Jan Robbins.

O passeio de 13 dias ofereceu oportunidades para serem ouvidos por milhares de santos dos últimos dias através de uma variedade de reuniões de membros e missionários. Cada público era um pouco diferente, mas a mensagem de orientação que davam era basicamente a mesma.

Permaneçam esperançosos, eles aconselharam, o Senhor está com vocês.

Jovens e missionários brasileiros

Elder Christofferson e Elder Robbins concordaram que é impossível não ter esperança no futuro do Brasil depois de passar um tempo com os jovens do país e os missionários que servem aqui.

Ambos participaram de devocionais de jovens multi-estacas nas cidades de Maceió e Porto Alegre.

“O que me impressionou foi a energia sentida nessas reuniões com os jovens”, disse o Élder Christofferson. “Quando você olha para os jovens, não pode deixar de ver um futuro brilhante para o país e para a Igreja. Eles não poderiam ter sido mais entusiasmados.”

Os jovens ficaram emocionados por estar na presença de um apóstolo dos últimos dias, acrescentou o Élder Robbins.

“Alguns chegaram várias horas cedo para conseguir um bom lugar… e quando as reuniões terminaram, eles não quiseram sair”, disse ele. “Foi uma festa espiritual.”

Elder Christoferson e a comitiva aconselharam os jovens sobre a importância da oração, leitura do Livro de Mórmon, buscar educação e preparando-se para as missões. Eles também discutiram a importância de casar quando o tempo é apropriado e a felicidade que vem de seguir os padrões do evangelho.

O Élder Robbins acrescentou que os jovens do Brasil teriam um papel fundamental no crescimento e no desenvolvimento da Igreja. Eles vivem em uma nação com mais de 260 estacas. Sua confiança, fé e otimismo são essenciais.

“O Brasil é um dos pilares da Igreja”, disse.

O contínuo crescimento e maturidade do Brasil será determinado em grande parte pelos esforços diários dos missionários. Brasil e México têm 34 missões, mais do que qualquer outro país fora dos Estados Unidos. Populando essas missões no Brasil são aproximadamente 4.000 nativos nascidos idosos e irmãs – um ponto alto para esse país. Muitas das missões do Brasil, por sua vez, são presididas por brasileiros.

O Élder Christofferson e o Élder Robbins participaram, juntos ou separadamente, em conferências missionárias em Maceió, Brasília, Florianópolis e Porto Alegre.

Mais uma vez, as Autoridades Gerais visitantes e suas esposas foram edificadas pela devoção, energia e otimismo dos missionários de tempo integral.

Ainda assim, muito trabalho permanece. A população de Santos dos Últimos Dias nessa nação de 200 milhões é de cerca de metade de 1%. Inúmeras oportunidades de crescimento permanecem.

O Élder Christofferson disse que o Brasil continua preparado para a mensagem do evangelho restaurado. “É um campo que está maduro e pronto para a colheita”, disse ele. “O Brasil é uma das mais altas áreas batizantes da Igreja”.

Adorando ao lado de membros e líderes

O Élder Christofferson e o Élder Robbins também participaram de uma variedade de conferências de estaca e reuniões de membros durante suas recentes viagens no Brasil. Mais uma vez, eles compartilharam mensagens de esperança. Eles aconselharam os membros a assegurar um futuro brilhante, vivendo os mandamentos, adorando no templo, cuidando de suas famílias e seguindo seus líderes.

Também presidiram as conferências de liderança do sacerdócio em Maceió e Porto Alegre. Essas conferências lhes ofereceram oportunidades fundamentais para interagir com líderes locais, ouvir suas preocupações e responder perguntas sobre o cumprimento de seus chamados sagrados na Igreja e no lar.

 Líderes experientes abençoam a nação, observou o Élder Robbins.

“A grande maioria – entre 80 a 90 por cento – dos presidentes de estaca serviram missões”, disse ele.

Enquanto isso, os Santos dos Últimos Dias no Brasil são liderados por uma presidência de área amorosa e capaz, assegurou o Élder Christofferson. O Presidente da Área Brasil Claudio RM Costa e seus conselheiros, Élder Marcos A. Aidukaitis e o Élder W. Mark Bassett – todos os Setenta Autoridade – estão comprometidos em ajudar os membros brasileiros a navegarem os desafios do dia a da.

A revisão da área de 14 a 15 de março ofereceu as autoridades visitantes a oportunidade de discutir os objetivos orientadores da Área do Brasil – incluindo fortalecer a fé no Pai Celestial e Jesus Cristo, promover a auto-suficiência individual, fortalecer os quóruns do sacerdócio, acelerar o trabalho missionário e do templo, e finalmente, o fortalecimento da juventude.

A viagem no Brasil também proporcionou oportunidades para fazer novos amigos para a Igreja. Em Florianópolis, o Élder Robbins se reuniu com o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo. Os dois homens tiveram uma vibrante discussão sobre a história da Igreja no Brasil e seu interesse comum pela família.

Melhores dias aguardam

Os desafios enfrentados pelos membros brasileiros são reais – mas a mensagem esperançosa do Élder Christofferson animou os espíritos dos muitos Santos dos Últimos Dias que visitou.

“Os resultados globais no Brasil serão o que o Senhor quer, e vai ser para o melhor”, disse ele.

Vejam fotos abaixo:

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!