Vice Presidente, Presidente da Câmara dos Deputados e Presidente do Senado receberam lideranças. O dia 17 de junho foi marcado em Brasília pela reunião de líderes religiosos com os presidentes da Câmara dos Deputados Federais e do Senado Federal, Deputado Eduardo Cunha e Senador Renan Calheiros, e com o Vice-Presidente da República, Michel Temer.

Elder Raimundo Pacheco de Pinho, Setenta, representou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, num designação dada por Élder Claudio Costa, Presidente da Área Brasil. Nesse dia. “A causa da liberdade religiosa é nobre e merece a atenção de líderes e cidadãos para que seja um instrumento de paz”, disse, Elder Pinho.

Liberdade Religiosa3

O Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ao receber a comitiva, de imediato, determinou a criação de uma comissão especial pra que o trâmite do Projeto de Lei seja feito de uma forma mais célere.

O Vice-Presidente do Brasil, Michel Temer, elogiou a iniciativa dos líderes que declararam apoio ao projeto e reforçou seu compromisso em trabalhar pela garantia do direito à liberdade de culto e ao combate de qualquer forma de ‪‎intolerância, ‎discriminação ou desigualdade motivadas em função de credo aos brasileiros e estrangeiros residentes no país. “Trata-se de uma iniciativa histórica, porque se reúnem aqui representantes de distintas religiões na luta por um direito humano fundamental”, ressaltou Temer. Renan Calheiros, Senador e Presidente do Senado Federal disse: “Vamos acompanhar a tramitação dessa proposta na Câmara e tão logo chegue ao Senado, iremos discutir um calendário especial para a rápida análise. É uma grande honra recebê-los, as portas sempre vão estar abertas porque a liberdade religiosa é um assunto que diz respeito a todos nós.”.

Liberdade Religiosa

O Deputado Leonardo Quintão ressaltou a importância do encontro com os líderes religiosos e se comprometeu a continuar a lutar no Congresso Nacional para que ações em prol da Liberdade Religiosa levem à construção de um país mais democrático, onde todos possam ter suas liberdades civis respeitadas. “Não concordamos com a violência simbólica que em alguns momento têm acontecido no nosso país. O Direito de Liberdade Religiosa é o principal direito humano fundamental e nós precisamos deixar isso bem claro na legislação federal. Neste sentido, agradeço o esforço da ANAJURE e de todos os líderes religiosos que nos acompanharam neste missão histórica. Continuaremos a combater o bom combate aqui no Congresso”, pontuou Leonardo Quintão.

Por fim, os representantes das entidades que apoiam a Liberdade Religiosa no Brasil se reuniram para falar sobre uma agenda nacional em defesa da liberdade religiosa.

Liberdade Religiosa2

Para o presidente da ANAJURE, Dr. Uziel Santana, esta quarta-feira foi um dia memorável e histórico para o direito de Liberdade Religiosa no Brasil: “Agradecemos a todos os líderes que estiveram conosco neste dia especial para o direito humano fundamental de liberdade religiosa.”

Nas visitas foi entregue uma Moção de apoio a Leis de Liberdade Religiosa, assinada pelas seguintes entidades:

– A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias;
– Associação Nacional de Juristas Evangélicos (ANAJURE)
– Associação Internacional Escolas Cristãs ACSI/Brasil
– Aliança Evangélica Brasileira
– Associação Evangélica de Ensino (AEE)
– Aliança das Igrejas Evangélicas Congregacionais do Brasil
– Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC)
– Asas do Socorro
– Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE)
– Associação da Igreja Metodista
– Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios (AECEP)
– Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB)
– Associação Educacional Luterana do Brasil (AELBRA)
– Associação Nacional de Entidades Adventistas de Educação no Brasil
– Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos
– Confederação das Uniões Brasileiras da Igreja Adventista do Sétimo Dia
– Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
– Confederação Israelita do Brasil (CONIB)
– Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (CONPLEI)
– Convenção Batista Brasileira
– Convenção Batista Independente
– Convenção Batista Nacional
– Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS)
– Igreja Adventista do Sétimo Dia (para a América do Sul)
– Igreja Evangélica Luterana do Brasil
– Igreja Metodista do Brasil
– Igreja Metodista Livre
– Igreja O Brasil para Cristo
– Igreja Presbiteriana do Brasil
– Igreja Presbiteriana Independente do Brasil
– Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil
– Igreja Presbiteriana Unida do Brasil
– Missão Portas Abertas
– Sepal
– Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
– Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
– Universidade Presbiteriana Mackenzie

Fonte: ANAJURE http://www.anajure.org.br/estatuto-juridico-da-liberdade-religiosa-no-brasil-recebe-apoio-do-vice-presidente-da-republica-e-presidentes-do-senado-e-da-camara-federal-apos-visita-de-lideres-religiosos-organizada-pela-anajure/

Texto adaptado por Fábio Nascimento.
Fotos: Fábio Nascimento – Assuntos Públicos – E Mídias sociais das autoridades visitadas.

Siga-me!

Fábio Nascimento

Fábio Ferreira Nascimento é Diretor Assistente de Assuntos Públicos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, membro efetivo da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-SP, membro titular do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Presidente da J. Reuben Clark Law Society São Paulo Chapter.
Siga-me!