Katherine Marie Heigl (Washington D.C., 24 de novembro de 1978) é uma atriz norte-americana, mais conhecida por seus papéis nas séries de TV Roswell e Grey’s Anatomy.
 
Katherine é filha de Paul e Nancy Heigl e foi criada como membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mormon), sendo a caçula de cinco filhos. Pouco tempo depois de seu nascimento, a família se mudou para a cidade de New Canaan, em Connecticut, onde seu irmão mais velho, Jason, viria a falecer em 1986, após um acidente de carro. Pouco após sua morte cerebral ter sido declarada, a família decidiu que a coisa certa a se fazer seria doar seus órgãos. Esse evento é um dos maiores fatores para que Katherine tivesse se tornado uma grande incentivadora da doação de órgãos. Katherine cresceu na Igreja, tornou-se uma linda mulher, considerada pela Revista People, como uma das 100 mais bonitas do mundo e enveredou-se pela vida artística, afastando-se da Igreja e tornando-se uma estrela de cinema.
Ela é mormon?
Katherine+Heigl1
Sobre ser membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmon), ela disse ao Jornal britânico Baily Mail que não é mais tão disciplinada como antigamente, mas que espera encontrar o seu caminho de volta quando ficar mais velha e menos egoísta.
Muitos não sabem, mas ela começou a namorar com 16 anos de idade, pois cumpria, na época, os conselhos dos líderes da Igreja para a juventude. Reconhece, no entanto, que é muito preguiçosa em relação ao assunto (a Igreja) e que satisfaz os seus vícios em vez de combatê-los. Diz ela que se voltasse para a Igreja teria de deixar de fumar e beber e deixar algumas amizades, desabafou a Katherine à revista norte-americana Star.
 
“Eu não tenho sido uma mormon ativa praticante a anos, mas eu ainda tenho um carinho pela religião e sua teologia. Muitos de meus amigos são mórmons”, disse ela. Heigl tem freqüentemente expressado o desejo de voltar para a Igreja no futuro.

Embora Heigl não esteja praticando a religião, ela acredita na fé de sua família para fortalecê-la.

“Essa estrutura e disciplina foram muito boas para mim”, disse Katherine. “Eu tive uma infância que foi uma infância. Eu escutei meus pais. Eu respeitava as regras.”

Heigl também explicou que era por causa de sua educação e sua fé que ela tinha certos padrões com o marido antes de se casarem em Deer Valley, Utah.

“Eu … não queria viver junto antes de nos casarmos… eu ainda tenho o suficiente de uma Mormon dentro de mim – não muito, mas o suficiente – que eu queria era manter isso um pouco sagrado”, disse Heigl “Vanity Fair” em 2008 .

 
Sua Vida Artística
Aos nove anos, uma tia, durante uma visita à família, tirou diversas fotografias de Katherine. De volta a seu lar em Nova York, a mesma tia decidiu mandar cópias das fotos para diversas agências de modelos, com a permissão dos pais de Katherine. Poucas semanas depois, Katherine assinava um contrato para se tornar modelo infantil.
 
É casada com Josh Kelley desde dezembro de 2007. Em setembro de 2009 adotaram uma menina de origem coreana com dez meses, deram-lhe o nome de Nancy Leigh, uma homenagem à sua mãe e à sua irmã.
 
Não demorou muito e Heigl já estava aparecendo em anúncios impressos e comerciais de TV, sendo o primeiro destes para o popular cereal Cheerios. O sucesso nos comerciais deu sequência a um papel para o cinema, no filme That Night, de 1992. Foi aí que Katherine percebeu que poderia ser atriz.
 
O primeiro papel de Katherine como protagonista se deu no filme My Father The Hero, de 1994. Mesmo com tantas oportunidades, ela continuou a ir a escola em New Canaan, tentando equilibrar seus estudos com sua carreira de atriz e modelo. Katherine teve então a oportunidade de participar de um dos filmes do grande Steven Seagal, no papel de Sarah, no sucesso de 1995 A Força em Alerta 2.
 
Mesmo com o sucesso como atriz, Katherine não parou de trabalhar como modelo, aparecendo constantemente em revistas como a Seventeen.
 
Em 1996, os pais de Katherine se divorciaram, o que levaria ela e a mãe a morarem numa casa em Malibu. A mãe de Katherine tornaria-se também sua empresária.
 
Dois anos depois, em 1998, Katherine apareceria no sucesso A Noiva de Chucky. Pouco depois, ela resolveu se focar na televisão, aceitando o papel de Isabel Evans no seriado de ficção científica Roswell , o que se mostrou uma decisão das mais acertadas, pois a série obteve ótimas críticas. Katherine continuaria nos anos seguintes e ainda teria sua participação aumentada a partir da segunda temporada.
 
Com o sucesso de Roswell, Katherine se tornou um rosto conhecido, obtendo capas nas mais variadas publicações, como TV Guide, FHM, Maxim e Teen.
 
Não só isso, ela tornou-se uma mulher desejada pelo público norte-americano, aparecendo nos calendários das revistas Maxim e FHM, além de aparecer na célebre lista das 100 Mulheres Mais bonitas do Mundo.
 
Enquanto Roswell estava em produção, Katherine teve a oportunidade de trabalhar em diversos filmes, incluindo o filme independente de 2001 100 Girls e o filme de terror Valentine, ao lado de David Boreanaz e Denise Richards.
 
Em 2003, Heigl apareceu em três filmes feitos para a TV: Evil Never Dies, co-estrelado por Thomas Gibson, uma adaptação moderna do mito de Frankenstein. Love Comes Softly, para a rede de TV Hallmark, foi um bem-sucedido drama no qual Katherine interpretou Marty Claridge, uma jovem recém-casada e grávida, que viaja pelo oeste dos Estados Unidos. E, por último, mas definitivamente não menos importante, Heigl teve a oportunidade de interpretar “Isabella Linton” numa reinterpretação moderna feita pela MTV norte-americana do clássico romance de Emily Brontë, O Morro dos Ventos Uivantes.
 
Em 2005, Heigl voltaria a trabalhar num seriado televisivo. Ela foi escolhida para interpretar a bela e esforçada médica Isobel “Izzie” Stevens, no extremamante bem-sucedido drama médico Grey’s Anatomy.
 
Em 2007 aparece no filme Ligeiramente Grávidos, em 2008 no Vestida para Casar protagoniza ao lado de James Marsden. Em 2009 foi a protagonista do filme A Verdade Nua e Crua, uma comédia-romântica ao lado de Gerard Butler.
 
Em 2010 estrelou os filmes Juntos pelo Acaso e Par Perfeito ao lado de Josh Duhamel e Ashton Kutcher, respectivamente. Em 2011 estrelou também Noite de Ano Novo. Em 2012, a atriz protagonizou Como Agarrar Meu Ex-Namorado. Em 2013 co protagoniza o filme O Casamento do Ano.Em 2014, Heigl é a estrela principal da série de televisão State of Affairs, onde interpreta Charleston “Charlie” Whitney Tucker, uma agente da CIA, que trabalha diretamente com a presidente dos Estados Unidos durante os incidentes de maior risco ao redor do mundo. Ela balanceia sua intensa responsabilidade política com uma complicada vida pessoal. State of Affairs estreou nos Estados Unidos em 17 de Novembro de 2014, e é transmitida pela rede NBC.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!