Um jovem de 16 anos membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Vítor Santana Costa, que estuda na rede pública de Campinas (SP) foi aprovado em medicina na Unicamp. O curso foi o mais concorrido do vestibular 2016, de acordo com a Comvest, que é responsável pela organização do exame.

 “Foi a primeira que prestei Unicamp. Sempre foi meu foco. Eu prestei só Unicamp e Enem. Quando você presta várias, você não consegue focar. Eu não achei que ia passar. Eu fiquei chocado de passar porque todo mundo fala que é muito difícil, eu não achei tão difícil assim. Todo mundo fala que é um bicho de sete cabeças e eu não achei esse bicho ainda”, afirma.
Vitor Santana Costa é da Ala Costa e Silva da Estaca Campinas Castelo, afirmou ao site osmormons que “É necessário temperança para que a vida esteja equilibrada e para ter um desempenho melhor. Tem tempo pra tudo, pra estudar as escrituras, pra fazer oração, para parar um pouco e pensar no seu dia, para ir ao seminário. Eu frequento a igreja desde criança.
Meu tio conheceu a Igreja quando tinha 8 anos e eu moro com ele”.

Determinação
No entanto, chegar a esse resultado exigiu do jovem muita garra e determinação. Vítor morava na Bahia e veio para Campinas em 2013 para cursar o ensino médio. Além do período em sala de aula na escola estadual Professor Adalberto Prado e Silva, que fica na Vila Costa e Silva, ele conta que também estudava pelo menos quatro horas em casa.

“Eu sempre estudei em escola pública, só que eu sempre estudei em casa. Eu não estudei só o que a escola passava, porque eu gosto de estudar. No terceiro ano, eu tive um professor que conseguiu uma bolsa pra mim num cursinho em agosto. Eu fiz 3 meses de cursinho e 2 meses de revisão. Eu fiz junto o ensino médio, mais o cursinho, e estudei em casa. De manhã eu ia pra escola, a tarde ia para o cursinho e à noite estudava em casa até de madrugada”, lembra.

Apoio da família
O jovem conta que o gosto pelo estudo veio do incentivo da tia, que é professora e cuida dele desde pequeno. “Os meus tios que me criam, porque minha mãe tem depressão. Quando era criança, ela me ensinou desde cedo a estudar, por isso que eu gosto. Ela que incentivou a estudar e quando eu entrei na escola pública eu sabia tudo da primeira série. Daí eu fiz uma prova, fui muito bem e passei pra segunda direto”, destaca.

Vítor conta também que o tio sempre o incentivou muito e precisou fazer uma jornada dupla no trabalho para que ele pudesse estudar. “Nós não temos muito dinheiro. Então, o mais lógico seria eu trabalhar, mas o meu tio tem uma dupla jornada, tem dois empregos para que eu não precise trabalhar, só estudar. Ele pensou bastante no meu futuro. Eles me apoiam muito”, ressalta.

Neurologia
O jovem conta que no início sua ideia era fazer engenharia, mas mudou de opinião depois de fazer um curso de férias na própria Unicamp.

“Na verdade, eu queria ser engenheiro, só que eu ganhei um curso de férias na Unicamp, participei do Ciência e Arte nas Férias, aí eu conheci um pouco de cada área e não gostei muito da engenharia. Eu tenho muita facilidade com matemática, mas não gostei de engenharia, eu gostei de biologia humana, de medicina mesmo. Foi a parte que mais gostei”, lembra.

Apesar de ainda estar se preparando para a matrícula, ele já faz planos e conta que decidiu a especialidade médica em que desejará atuar depois de formado. “Eu quero fazer neurologia, estudar o cérebro do ser humano. Eu gosto bastante de entender a complexidade do ser humano. Assim vou ajudar as pessoas e a minha família que sempre cuidou de mim”, finaliza.

Missão de Tempo Integral
Sobre servir uma missão de tempo integral, um mandamento a todo jovem membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Vitor disse ao site osmormons.com que tem um grande desejo de servir como missionário. “Simples, quando tiver idade eu vou… A missão significa o que o Senhor espera de mim e tenho que fazer. Meu egoismo seria extremo se não ajudasse outras pessoas a conhecer a verdade. Se eu conheço a verdade é porque alguém serviu uma missão”.

Fonte g1.globo.com

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!