Um jantar especial com a presença de diversos líderes religiosos, políticos, empresários e defensores do direito à Liberdade Religiosa celebrou na noite desta quinta-feira, 26 de novembro, em uma capela de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em São Paulo, conquistas importantes nesta área em todo o Brasil.

Élder Marcos Aidukaitis, segundo conselheiro na Presidência da Área Brasil, da Igreja de Jesus Cristo, deu as boas vindas aos convidados enaltecendo os esforços que têm feito na defesa e preservação da Liberdade Religiosa no País. “Os pilares desta liberdade estão fundamentados no direito de crença, de compartilhar essa crença, de reunir pessoas da mesma crença e poder viver nossas crenças em público. Que Deus continue os abençoando nesta causa”.

Uma exibição de fotos e vídeos sendo uma “Retrospectiva 2015” dos diversos eventos, ações e resultados positivos ao redor deste assunto – evidenciou a importância do trabalho em conjunto das Instituições e Religiões representadas. Nei Garcia, Diretor de Assuntos Públcos da Igreja de Jesus Cristo, enfatizou: “Este tema é caro para a sociedade. Parabéns a cada um aqui presente. Este resultado é graças ao empenho e dedicação de todos, que doam seu tempo, talentos e recursos em prol desta nobre causa”. Entre as conquistas celebradas pode-se destacar a criação da Frente Parlamentar Mista para a Liberdade Religiosa, assim como o evento realizado em abril, na Mesquita Brasil, quando mais de 700 pessoas reuniram-se para celebrar a Liberdade Religiosa.

Em espírito de confraternização os presentes ainda puderam refletir, trocar ideias e conhecer mais sobre alguns recursos disponíveis de atuação. Após o jantar, Dra. Damaris Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito Liberdade Religiosa da OAB/SP, Dr. Ricardo Leite, da Fundação Liberdade Religiosa e Negócios e Élder Raimundo Pacheco Pinho, da Frente Parlamentar Mista para Liberdade Religiosa, da Câmara dos Deputados Federais e do Senado, participaram de uma mesa redonda mediada pelo advogado Fábio Nascimento.

Dr. Ricardo Leite mencionou a proposta da fundação em premiar empresas que se destacarem na promoção do tema. Esta premiação será entregue durante as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro, como forma de incentivo aos empresários que protegem esse direito dos funcionários.

Dra. Damaris relatou alguns excessos cometidos contra muçulmanos residentes no Brasil devido aos ataques terroristas na França, citando providências tomadas pela Comissão para proteger pessoas desta fé. “De novo repito, não nos bastará a lei. É preciso que nos tornemos sementes de uma nova floração e nos transmutemos em pessoas mais justas, mais fraternas e solidárias”.  A presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB falou ainda da criação do Manifesto pelo Fim da Intolerância Religiosa na Internet. Quem quiser assinar pode fazê-lo entrando na Página do Facebook da Comissão.

Representando o deputado Moroni Torgan, Élder Pinho ressaltou a formação da Frente Parlamentar para Liberdade Religiosa, seus objetivos, destacando que qualquer cidadão pode participar deste frente. Ao encerrar convidou os presentes para prestigiarem a sessão solene que será realizada em Brasília no dia 2 de dezembro, no Plenário Ulisses Guimarães.

A noite ainda contou com apresentação musical dirigida por Élton Luz e Roberta Pavanelo – Ao final, todos os presentes, por volta de 70, receberam um Cartão de Natal e um DVD “Mundo Feliz”. O espírito de amizade, fraternidade e amor foi sentido ao longo de toda a noite.  

Texto e fotos: Janete Monteiro Garcia – jornalista voluntária no Departamento de Assuntos Públicos da Área

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!