SALT LAKE CITY – Membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ex-membro do Gabinete do ex-presidente George W. Bush respondeu domingo à tarde sobre o vazamento não autorizado de 15 vídeos de reuniões do Quorum dos 12 apóstolos da igreja com instruções sobre atualidade.

“A maioria destes vídeos parecem ser de briefings recebidos pelos líderes da igreja entre 2007 e 2012”, disse Eric Hawkins, porta-voz da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “Nessas reuniões, apresentações são rotineiramente recebidas de vários especialistas em assuntos religiosos, políticos e em uma variedade de tópicos”.

“A propósito”, ele acrescentou, “é entender os problemas que a igreja pode enfrentar e está em busca, para que os líderes sejam informados e tenham uma discussão aberta sobre as questões atuais. Este é um fórum de informação, e não uma reunião de decisões. “

Os vídeos foram postados no YouTube por uma fonte anônima domingo, o último dia da 186ª Conferência Geral Semestral da Igreja. Hawkins disse que a igreja não sabia como eles se tornaram públicos. Breves resumos de cada vídeo estão disponíveis aqui.

Os vídeos abrangem mais de sete horas e meia e fornecem uma amplitude de questões políticas, sociais e financeiras dirigidas por líderes da igreja em reuniões regulares, para que compreendam uma fé internacional que os números atuais chegam a 15,6 milhões de membros em mais de 165 países.

O ex-secretário de Saúde e Serviços Humanos, Michael Leavitt, disse que fez apresentações para o grupo como um cidadão privado em três ocasiões sobre diferentes temas – o debate dos cuidados médicos, a liberdade religiosa e a política fiscal. Sua apresentação sobre a liberdade religiosa, foi uma das que vazaram nos vídeos postados domingo.

“Nada do que foi dito é desconfortável para mim”, disse Leavitt, “mas é sempre lamentável quando as pessoas tomam para si informações sigilosas e vazam para os seus próprios fins.”

Leavitt, um mórmon que serviu no governo Bush 2003-09 como secretário de Saúde e Serviços Humanos e administrador da Agência de Proteção Ambiental, foi governador de Utah de 1993-2003.

Alguns vídeos mostram os apóstolos e outros líderes da igreja em reunião no edifício de administração da Igreja na Praça do Templo em reuniões regulares, coletando informações de funcionários do governo, acadêmicos e especialistas em ciências sociais em vários campos.

“Os participantes têm uma ampla gama de interesses, e as reuniões são uma forma deles procurarem se manter a par dos problemas do mundo”, disse Leavitt.

 

As reuniões da comissão são informativas. As decisões dos Doze são feitas por unanimidade, após deliberação de todo o quorum e nenhum dos vídeos mostram declarações de política da igreja, nem direção eclesiástica.

Dois anos atrás, o jornal Deseret News descreveu como os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze mantem-se atualizados sobre os assuntos mundiais e questões que afetam os mórmons e outros.

Por exemplo, além de receber briefings de especialistas, eles compartilham uns com os outros as lições aprendidas em primeira mão através de suas viagens internacionais frequentes e extensas. Cada apóstolo trabalha seis dias por semana, viajando cerca de 44 fins de semana por ano.

Eles também fazem um esforço constante para entender as ramificações de questões, educar-se através da leitura, pesquisas e levantamentos. Eles realizam videoconferências regulares com líderes de igrejas locais ao redor do globo.

Os líderes da Igreja também tem uma rica tradição que remonta a Brigham Young de hospedagem de líderes mundiais em Salt Lake City. A igreja tem um programa que traz embaixadores de nações ao redor do mundo para se encontrar com apóstolos e falar na BYU. Líderes mórmons também têm trabalhado durante a última década para construir pontes de cooperação inter-religiosas.

Fonte www.deseretnews.com

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!