Por Larry Richman, traduzido por Eduardo Marcondes

A Igreja atualizou seus recursos oficiais sobre atração pelo mesmo sexo. O website MormonandGay.lds.org é uma fonte rica de informações sobre esse complexo e sempre incompreendido tema.

O site pode lhe ajudar a ter maior compreensão sobre a atração pelo mesmo sexo no contexto do evangelho. Ele contém histórias pessoais e vídeos de pessoas que escolheram por se manter na fé na Igreja diante desses desafios. Esses são vídeos tocantes que promovem a fé.

Os registros sobre atração pelo mesmo sexo nos tópicos do evangelho (topics.lds.org) também foram atualizados.

Na terça-feira, a Igreja enviou um aviso aos líderes de estacas e alas em todo o mundo (incluindo membros de conselhos das estacas e alas) informando a eles sobre essas atualizações dos recursos. Anexado ao aviso há uma cópia dos Tópicos do Evangelho sobre atração pelo mesmo sexo e duas seções chave extraídos do website: Ensinamentos da Igreja e Perguntas Mais Frequentes.

“Não há alterações no posicionamento da Igreja sobre o que é moralmente correto”, disse Elder Dallin H. Oaks. “Mas o que está mudando – e o que precisa mudar – é a maneira de ajudar os membros da Igreja a responderem sensivelmente e ponderadamente quando eles encontrarem a atração pelo mesmo sexo ocorrendo em suas próprias famílias, entre outros membros da Igreja ou em algum outro lugar”.

“Como a Igreja que somos, ninguém deveria ser mais amável e solidário”, disse Elder Quentin L. Cook. “Que nós estejamos na vanguarda em termos de expressões de amor, compaixão e proximidade. Não queremos ter famílias excluídas nem queremos ser desrespeitosos com aqueles que escolhem ter um estilo de vida diferente com relação ao que sentem sobre sua própria sexualidade”.

Aqui estão algumas mensagens chave que eu recolhi dos recursos atualizados:

  • A Igreja se preocupa com as pessoas que sentem a atração pelo mesmo sexo ou se identificam como gays
  • Os sentimentos de atração pelo mesmo sexo não são um pecado e nós podemos escolher como responder aos nossos sentimentos.
  • As pessoas que sentem a atração pelo mesmo sexo ou se identificam como gays podem se manter na fé e viver vidas satisfatórias da Igreja, inclusive tendo recomendações para o templo e recebendo os chamados da Igreja. O website inclui uma série de vídeos de famílias e indivíduos explicando como eles fazem para que isso funcione.
  • MormonandGay.lds.org é um website oficial da Igreja. A informação publicada nesse website é aprovada pelos líderes da Igreja.

Já que o site é baseado em conceitos, obviamente ele não responde todas as perguntas que os membros podem ter à respeito da atração pelo mesmo sexo, mas os princípios contidos ali oferecem um importante guia. Eu acho que o site dá um grande passo adiante em abordar este difícil e complexo assunto e proporciona uma plataforma para inspiração pessoal.

Além disso, membros do conselho de uma estaca ou ala têm acesso aos Recursos de Ministério sobre Atração Pelo Mesmo Sexo, que oferece ideias adicionais sobre como líderes podem aconselhar os membros a compreenderem situações específicas e oferecer ajuda aos indivíduos e suas famílias.

Se você está sentindo atração por pessoas do mesmo sexo, ou se conhece alguém que sente, ou simplesmente você quer compreender sobre o que é isso tudo, eu espero que você tire um tempinho para ler as páginas do site, assistir aos vídeos, e ler os relatos pessoais que estão publicados nesse site. Se você o fizer, eu prometo que você vai ter uma experiência espiritual memorável.

Línguas

O aviso e seus anexos estão sendo traduzidos e estarão disponíveis nas próximas semanas nas seguintes 38 línguas: Albanês, Armênio, Búlgaro, Cambojano, Chinês, Croata, Checo, Dinamarquês, Holandês, Estônio, Fijiano, Finlandês, Francês, Alemão, Grego, Húngaro, Indonésio, Italiano, Japonês, Coreano, Letão, Lituano, Malgaxe, Mongólio, Norueguês, Polaco, Português, Romeno, Russo, Samoano, Espanhol, Sueco, Taitiano, Tailandês, Tonganiano, Ucraniano e Vietnamita. À medida em que forem sendo traduzidos, eu vou adicionar links a esses recursos na minha página de recursos para atração pelo mesmo sexo.

Siga-me!

Eduardo Marcondes

É jornalista há 20 anos, com ênfase na atuação em Rádio e Televisão. Foi repórter, editor e apresentador, com passagens por praticamente todas as emissoras com sede na capital paulista, entre elas o Grupo Bandeirantes e o SBT. Atualmente faz trabalhos de textos em parceria com alguns empresários e escreve regularmente na internet há pouco mais de ano.
Siga-me!