A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias entregou na segunda-feira, dia 21, 522 cadeiras de rodas, no
no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid)do Estado do Ceará. O evento marcou as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A entrega institucional das cadeiras foi feita pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana. As doações foram feitas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que atuou em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

A ação teve apoio ainda da Prefeitura de Fortaleza e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades).

Este processo foi iniciado em 2013, com cursos de prescrição de cadeira de rodas para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, elaboração/adequação de cartilha de como usá-las e mantê-las e, por último, a prescrição em cinco pontos distintos de Fortaleza.

Estiveram presentes no evento a secretária Miriam Sobreira (Políticas Sobre Drogas), secretário em exercício Herman
Normando (Trabalho e Desenvolvimento Social), assessor especial Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais),
além de representantes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e sociedade civil.

“Para nós, termos iniciado essa ação e proporcionado ainda mais dignidade para todos esses cidadãos, não tem preço. Somo apenas uma centelha no meio de todas as ações boas feitas mundo afora”, destacou Gilberto Bonini, coordenador dos projetos humanitários da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O último último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que cerca de 2,3 milhões de cearenses apresentam alguma deficência, o que representa 27,69% dos 8,4 milhões de habitantes do Estado. No Brasil, 45,6 milhões de pessoas, ou 23,92% da população, têm algum tipo de incapacidade para ver, ouvir,mover-se ou alguma deficiência física ou intelectual. Trabalhadores com deficiência representam 23,6% do total de ocupados no País.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei nº 11.133/2005, por meio da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade).

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!