SALT LAKE CITY – Em colaboração com a Comunidade de Cristo (conhecida anteriormente como Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias), A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias publicou manuscritos do original do Livro de Mórmon como parte de seu projeto “Joseph Smith Papers”.

O lançamento de “Revelações e Traduções Volume 3, partes 1 e 2: Manuscritos impressos do Livro de Mórmon”, a edição fac-símile, foi anunciada em uma conferência para imprensa nesta terça-feira na Biblioteca de História da Igreja.

Participaram o Élder Steven E. Snow, historiador da igreja, registrador e membro do Primeiro Quórum dos Setenta; e Richard E. Turley Jr., assistente historiador da igreja e registrador. Em representação da Comunidade de Cristo, que é dona dos manuscritos do Livro de Mórmon, foram o Presidente Robin Linkhart, presidente dos Setenta da organização; e Lachlan Mackay, coordenador de locais históricos de Nauvoo.

As duas religiões com um patrimônio histórico comum vêem a publicação deste volume como um marco importante em uma parceria de longa data.

O novo volume, o 11º da série “Joseph Smith Papers”, detalha o uso de pedras vidente como instrumentos utilizados por Joseph Smith durante o processo de tradução do Livro de Mórmon.

Em conjunto com o lançamento do projeto do manuscrito, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também postou terça-feira um artigo – co-autoria de Turley – acerca da vidência, pedras vidente e seus papéis na tradução e revelação. Publicado no Mormonnewsroom.org, o artigo está programado para ser publicado na revista Ensign em outubro de 2015.

O novo volume apresenta imagens coloridas de alta qualidade com uma transcrição do texto manuscrito na página oposta. A Parte 1 inclui o manuscrito a partir de I Néfi 1 a 35 e a Parte 2 contém Alma 36 até Moroni 10.

Quando Joseph Smith terminou a tradução do texto do Livro de Mórmon a Oliver Cowdery, ele instruiu Cowdery para fazer uma segunda cópia. O original do Livro de Mórmon manuscrito foi mantido por Joseph Smith, até que foi depositado na pedra fundamental da Casa de Nauvoo em 1841. Com o tempo, muito desse manuscrito foi destruído pela água ou mofo.

A segunda cópia do manuscrito do Livro de Mórmon, muitas vezes chamado de “impressão do manuscrito”, foi usado para impressão da primeira edição em 1831. O manuscrito foi utilizado novamente para a segunda edição, que foi publicada em Kirtland, Ohio, em 1837.

O manuscrito foi adquirido pela Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (agora a Comunidade de Cristo). Sua guarda cuidadosa deste manuscrito através das gerações permitiu um estudo deste importante texto e a disponibilização através do Joseph Smith Papers.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!