Gordon Bitner Hinckley nasceu em Salt Lake City no dia 23 de junho de 1910 e morreu em Salt Lake City no dia 27 de janeiro de 2008. Ele foi um líder religioso, empresário, escritor, e décimo quinto presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Foi o homem mais velho a presidir a Igreja, superando David O. McKay desde 2 de Novembro de 2006. Os membros da igreja o têm como um profeta de Deus, um vidente e revelador, um homem que recebia em vida revelação para o mundo. (v. Amós 3:7)
Foi apoiado como profeta após a morte de Howard W. Hunter em 1995. Sob sua direção o trabalho de construção de templos avançou consideravelmente e o número de membros aumentou consideravelmente, mais que dobrando. Presidente Hinckley serviu em tempo integral para a Igreja desde 1958.
Durante o seu tempo como Presidente da Igreja, ele viajou o mundo de forma extensiva e se encontrou com muitos jornalistas, oficiais do governo, lideres cívicos e chefes de estado.
Gordon B. Hinckley Frequentou a Universidade de Utah onde se formou em jornalismo. Depois serviu uma missão na Grã Bretanha.
Quando retornou da sua missão, Gordon B. Hinckley aceitou um trabalho no departamento de relações públicas da Igreja. Em 1937 se casou Marjorie Pay. Eles foram casados por 67 anos, até a sua morte em 2004.
Sobre sua missão de tempo integral o Pres. Hinckley contou:
Um pouco desanimado na missão, “Gordon escreveu uma carta a seu pai, dizendo: ‘Estou desperdiçando meu tempo e seu dinheiro. Não vejo razão para estar aqui’. Recebeu então uma resposta gentil e concisa de seu pai. Dizia: ‘Querido Gordon. Recebi sua carta [de tal data]. Tenho somente uma sugestão. Esqueça de você mesmo e trabalhe. Com amor, seu pai’.
Comenta o Presidente Hinckley a respeito desse momento: ‘Ponderei sobre sua resposta e, no estudo das escrituras da manhã seguinte, lemos a importante declaração do Senhor: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará”. (Marcos 8:35)’” (“Presidente Gordon B. Hinckley: Mostrando Real Valor”, A Liahona, junho de 1995, edição especial, p. 14.)
Foram publicadas pela Primeira Presidência e Quórum dos Doze Apóstolos durante sua administração A Família: Proclamação ao Mundo, O Cristo Vivo e A Verdade Restaurada(de sua autoria).
Enquanto Pres. Hinckley foi presidente, os Esforços Humanitários da Igreja cresceram muito. Em 1994, Gordon B. Hinckley declarou: “98 milhões de dólares em dinheiro e auxílio bondoso foram distribuídos no ano passado”.
A Casa Branca reconheceu ao Presidente Gordon B. Hinckley e à Igreja, a Medalha de Liberdade em 2004. “A Casa Branca disse isso, como presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias desde o 1995, Hinckley Inspirou milhões e levou esforços para melhorar a ajuda humanitária, dar alívio, e educação em todo o mundo.”
O Presidente Hinckley anunciou a construção de um novo Centro de Conferências em 1996 e dedicou-o quatro anos depois. Com 21.000 lugares, acredita-se ser o maior auditório de espectáculos e religioso no mundo se tornando o lugar central das mensagens das conferências gerais da Igreja para o mundo, transmitida em 91 idiomas.
O profeta Gordon B. Hinckley liderou A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e os membros da Igreja acreditam que ele recebia revelações modernas diretamente de Deus, assim como crêem serem profetas todos os presidentes da Igreja desde Joseph Smith Jr..
Semestralmente ele falava aos santos dos últimos dias e também a todas as pessoas do mundo, nas conferências gerais da Igreja, que também são transmitidas via satélite para todas as sedes da igreja espalhadas pelo mundo, realizadas no Centro de Conferências, em Salt Lake City, no estado de Utah.
Suas mensagens também eram publicadas nos periódicos Ensign, Friend, New Era e Church News (em inglês) e na revista mensal A Liahona que também é publicada em português.
Durante seu tempo como presidente, a Igreja mais que dobrou o seu número de templos. Gordon B. Hinckley também idealizou e lançou o Fundo Perpétuo de Educação, que provê empréstimos educacionais para estudantes em países em desenvolvimento.
Gordon B. Hinckley morreu de causas naturais, junto à sua família, no dia 27 de janeiro de 2008, aos 97 anos, em seu apartamento no centro de Salt Lake City. Ele foi sucedido por Thomas S. Monson como Presidente da Igreja.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!