Hugh Smith, um ex-missionário d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, está na equipe de ginástica do Canadá competindo nos Jogos Pan-Americanos em Toronto, que ocorrerão do dia 10 a 26 de julho. A competição de ginástica artística começou dia 11 de julho.

Aos 31 anos, ele é um dos membros mais velhos da Seleção do Canadá.

A escolha de Smith de servir como missionário Mórmon veio depois de muita ponderação. Qualquer interrupção no treinamento poderia ter consequências graves, e aos 19 anos, ele não tinha certeza se ele poderia colocar seus sonhos na ginástica no banho-maria.

“A ginástica é um daqueles esportes que, você toma dois dias de folga e faz muita diferença”, disse Smith. “Seu corpo fica mais fraco ou menos flexível ou você está fora dela.”

Ele pensou em terminar a sua carreira na ginástica primeiro e depois servir aos 25 anos ou 26 anos de idade. Ele disse que foi motivado para enviar seus papéis para a missão com a idade de 19 anos pelas palavras de Mateus 6:33: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Smith foi servir no México, onde ele disse que ficou tão envolvido com a pregação do evangelho que ele parou completamente de treinar durante os dois anos. Ele disse que quase perdeu a ginástica.

Foram necessários 10 meses de treinamento intenso depois que ele voltou para o Canadá para voltar à forma competitiva. Seu treinador não tinha certeza de que seria possível recuperar a forma perdida na missão, mas Smith estava disposto a trabalhar duro. Ele iria correr uma hora para a academia, treinar por quatro horas e depois correr de volta para casa.

Agora, 10 anos depois, Smith ainda está competindo. Ele disse que Deus o abençoou. Mesmo enquanto estava competindo com bem mais idade que a maioria das ginastas, Smith nunca teve uma lesão grave.

“Eu acho que, tendo estado esses dois anos completamente fora, em muitos aspectos, tem conservado meu corpo e me ajudou a ter uma carreira prolongada”, disse ele. “O Senhor tem me abençoado para ser capaz de continuar a fazer o que eu amo fazer.”

Em 2014, ele ganhou um título aos 29 anos, e neste mês irá competir seu terceiro Jogos Pan-Americanos. Os Jogos Pan-Americanos é uma das maiores competições internacionais. Este ano, eles estão em Toronto, Canadá, por isso estão enviando seus melhores ginastas.

Depois dos Jogos Pan-Americanos, Smith e o resto dos membros da equipe nacional de ginástica do Canadá irão mudar seu foco para a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, começando com o Campeonato Mundial de Ginástica em outubro. Smith tem focado em seu trabalho para ir as Olimpíadas.

“Estou muito feliz com tudo o que eu fiz na minha carreira como atleta em todas as competições e tudo”, disse ele. “Eu diria que eu estou feliz com isso, mas ir para as Olimpíadas seria como colocar a cereja no topo e encerrar minha carreira de uma forma positiva.”

Smith disse que é grato por seu sucesso na ginástica e ele continua a dar crédito a seus dois anos no México.

“Eu só quero que os jovens da igreja saibam que, realmente, colocar o Senhor em primeiro lugar é a melhor decisão que eles poderão fazer”, disse ele. “Ele irá ajudá-lo com quaisquer outras coisas que você quiser fazer e realizar.”

Outro ex-missionário mórmon já se juntou a Smith na equipe nacional. Jackson Payne voltou ao time depois de sua Missão na Coreia do Sul, em junho de 2014.

“Nós sempre brincamos que a religião de nosso time é, por maioria, Mórmon”, disse Smith.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!