A Forbes, revista eletrônica internacional, publicou hoje um elogio à maneira como os mórmons reagem às críticas e defendem a liberdade de expressão.

Um debate mundial emergiu sobre a religião e liberdade de expressão. E quem, por exemplo, tornou-se o maior e melhor defensor nos EUA da liberdade de expressão? A resposta surpreendente é: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ao longo dos anos e ao redor do mundo, caricaturas do profeta Maomé provocaram protestos entre os muçulmanos que acreditam que tais representações insultavam suas crenças religiosas. A reação mais extrema veio com o massacre de cartunistas do jornal satírico francês Charlie Hebdo, um ataque que matou 12 pessoas. Mais recentemente, em Garland, Texas, dois homens foram baleados e mortos antes que pudessem atacar um evento com desenhos de Maomé.

Nos Estados Unidos, o exemplo mais notável de uma obra de livre expressão zombando outra religião é a bem-sucedida peça da Broadway “The Book of Mormon”, escrita pelos criadores de South Park, Trey Parker e Matt Stone.

A peça possui dois missionários mórmons ficcionais que vão para Uganda e daí inicia a sátira cantada.

E qual foi a reação da hierarquia da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias? Eles condenaram a peça? Será que eles pressionaram ou não permitiram que ela fosse executada? Será que os mórmons ameaçaram com violência contra alguém? Não, os mórmons não fizeram nenhuma dessas coisas.

Na verdade, a igreja colocou anúncios divertidos nas playbills, revistas que são entregues durantes os espetáculos. Um anúncio diz: “Você viu a peça, agora Leia o livro (o livro é sempre melhor).”

Leia o restante do artigo em http://www.forbes.com/sites/stuartanderson/2015/05/07/have-mormons-become-americas-best-advocates-for-freedom-of-speech/

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!