Quer você seja um professor experiente ou iniciante, já deve ter percebido que quando se trata de ensinar a Palavra de Deus, sempre temos que lidar com desafios como decidir “o quê e como ” ensinar dentre tantas coisas em tão pouco tempo, ou ensinar com clareza e simplicidade, ou até mesmo lidar com sentimentos de nossa própria inadequação enquanto professores. Tais sentimentos caso não sejam devidamente superados causam falhas que comprometem nossa eficácia enquanto professores.

Penso que os grandes mestres das escrituras devem ter sentido em maior ou menor parte essa ‘angústia’ que a grande maioria enfrenta ao ficar na frente de uma sala de aula.

Moísés declarou que não era eloquente (Êxodo 4:10)

Tenho a impressão que Jacó tinha tantas coisas para ensinar, mas como o tempo era limitado, proferiu a inspiradora frase: “Oh! Sede sábios! Que mais poderei dizer?” (Jacó 6:12)

Jonas tomou a decisão inesperada de fugir da presença do Senhor quando recebeu o chamado para pregar.

Para ajudar a vencer tais sentimentos, que são absolutamente normais e humanos, sugiro três ideias simples que podem ajudar os professores a corrigir falhas que comprometem o ensino da Palavra de Deus;

1 – Seja humilde.
Reconheça que sem ajuda divina nada poderemos realizar de fato. Precisamos estudar, com esforço e dedicação, procurar ser muito bom no que fazemos e buscar a orientação do Espírito Santo em todas as fases do processo de ensino. O presidente Lorenzo Snow, quinto profeta e presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias disse:

“Todo homem deve ter a mente voltada para a glória de Deus em tudo o que começa a fazer. Devemos considerar que sozinhos nada podemos fazer. Somos filhos de Deus. Permanecemos nas trevas, [a menos] que Deus ilumine nosso entendimento. De nada somos capazes, [a menos] que Deus nos ajude” (Manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja – Lorenzo Snow – capítulo 14)

Se confiar somente em sua própria capacidade e conhecimento haverá uma falha em seu ensino do evangelho.

2 – Centralize em Cristo
Qualquer que seja a aula dada, faça uma ligação com os ensinamentos de Jesus Cristo. Tenha o Salvador e Seus ensinamentos como base de tudo o que disse. . O Presidente Boyd K Packer declarou:

“Podemos saber muito do evangelho, de suas ramificações,mas se tudo o que conhecermos forem os ramos e esses ramos não estiverem ligados à raiz, se tiverem sido cortados, separados, dessa verdade, neles não haverá vida, nem substância, nem redenção (“O
Mediador”, A Liahona, outubro de 1977, p. 56).

Caso não haja um elo em sua aula que leve ao Salvador, haverá uma falha em seu ensino do evangelho

3 – Simplifique as coisas.
O Evangelho é simples e não podemos nos apartar desta simplicidade (II Coríntios 11:3). Frases curtas podem causar maior impacto do que longas explicações doutrinárias, que podem complicar o entendimento dos alunos. Segundo o Presidente Dieter Uchtdorf, quando focamos nos “porquês” do evangelho ajudamos a desfazer confusões e mantemos o ensino belo e simples:

“Muito frequentemente, complicamos a beleza e a simplicidade do evangelho de Jesus Cristo com listas infindáveis de meticulosas expectativas. Contudo, quando enfocamos o “porquê” do evangelho, grande parte da confusão se desfaz.” (Treinamento Mundial de Liderança de janeiro 2012 – “Agir de Acordo Com as Verdades do Evangelho de Jesus Cristo)

Há uma falha em nosso ensino do evangelho quando complicamos coisas simples.

Humildade, centralizar em Cristo e simplicidade. Três posturas que podemos trabalhar para corrigir falhas simples, mas que frequentemente desvirtuam o poder do ensino puro do Evangelho de Cristo que cura feridas, consola corações e trazem a salvação aos filhos de Deus.

Siga-me!

Ricardo L. Mendonça

Ricardo Mendonça, serviu na Missão Brasília de 1991-1993. Casado e pai de 3 filhos, é formado em Pedagogia com pós graduação em Docência Universitária. Foi professor de piano por mais de 15 anos e atualmente trabalha no S&I como Diretor do Instituto em Ribeirão Preto.
Siga-me!

Últimos posts por Ricardo L. Mendonça (exibir todos)