Uma equipe de seis estudantes e uma professora do campus de Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) recebeu o prêmio de melhor apresentação em competição de inovação, o I2P Latin America (Idea to Product Latin America), em São Paulo, na última semana. Um dos membros da Equipe, irmão Bruno Alves Rocha, curso técnico em controle ambiental, é membro d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pertencente à Estaca Goiânia Brasil Norte. A equipe desenvolveu um processador de resíduos orgânicos domésticos (Prod), que tritura, compacta e drena líquidos residuais. A competição é realizada pela Fundação Getúlio Vargas.

O objetivo da máquina é reduzir o lixo orgânico doméstico, a partir da compactação e diminuição do volume. “Sabemos que 60% do lixo doméstico é composto de resíduos orgânicos, inadequados para o aterro sanitário”, salientou a professora Sandra Regina Longhin. “Com o equipamento, o que resta dos resíduos vai diretamente para a compostagem.”

Os benefícios, segundo Sandra, professora de química, atingem também o transporte do material inaproveitável, que passa a ter custo mais baixo pela redução do volume do lixo dispensado.

A equipe vencedora também é formada pelos estudantes Nadine de Paula Santos, Rafael Sforni Mota, Victor Carrijo Guimarães, Augusto Sérgio Patrocínio e Wesley Rosa de Mesquita. Eles competiram entre as seis melhores equipes da América Latina, na categoria Ciências da Vida, e admitem que não esperavam repercussão tão positiva do projeto, desenvolvido desde o início do ano.

“Quando criança, pensamos em ser, às vezes astronautas, jogadores de futebol, cientistas, mas enfim, queremos a mesma coisa, alcançar o sucesso, sermos inteligentes, enfim, alguém que possa mudar o mundo. Mas, muitas vezes, não notamos que são “de pequenas coisas provém aquilo que é grande” (DeC 64: 33), são pequenos atos retos do dia-a-dia, simples, mas sempre praticados, que nos levarão ao sucesso na vida”, afirmou Bruno.

O projeto será aplicado também em turmas do curso técnico em alimentação do campus de Goiânia, para ser testado e se tornar conhecido por maior número de pessoas. De acordo com a professora Sandra Regina, o grupo pretende desenvolver planos de gestão de resíduos para residências em condomínios horizontais e verticais da cidade. “A ideia é criar protótipos para fazer testes em espaços”, afirmou.

“Quanto é importante adquirirmos conhecimentos nesta jornada ruma ao lar Celestial, o Senhor disse, “a glória de Deus é inteligência”. Como sou grato, por minha família, pais e irmãos, assim como o evangelho, por ter-me concedido essa oportunidade de receber estes conhecimentos, por saber da importância dos estudos seculares, e em desenvolver projetos inovadores que proporcionarão uma melhoria na qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Sou imensamente grato pelas experiências que vivi, concedidas pelo Senhor, a mim e a todos os que participaram do projeto”, declarou Bruno ao site Osmormons.com.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!