Esta semana entrevistamos Giulian Andrade, autor SUD do recém publicado livro “O Milagre da Conversão”.

 ”…Este livro tem como intento explicar a todos os missionários, de todos os lugares do mundo, que a conversão de uma pessoa ou família é, verdadeiramente, um grande milagre. Não obstante o comum pensamento de que os milagres são fatos surreais, não importando onde estejam –– em que País, Estado, cidade ou área –– os milagres são reais quando fé, sacerdócio, dignidade e união estão em sintonia com suas ações….”  É o que diz Giulian Andrade, em um dos trechos do seu mais novo livro, ”O Milagre da Conversão”

1-Portal OsMórmons.com: Olá Giulian Andrade, tudo bem? Obrigado por nos ceder esse tempinho para responder às nossas perguntas, nós já nos conhecemos da época da Missão (Santa Maria-RS), trabalhamos juntos em algumas ocasiões e está sendo uma satisfação te entrevistar. Primeiramente, queríamos que você se apresentasse para os nossos leitores e falasse um pouquinho mais de você e seu livro, contando sua história e trajetória de carreira.

Giulian: Olá, tudo ótimo Rozendo. Agradeço a oportunidade de conversar com vocês do portal OsMórmons.com, de grande estima entre os membros da Igreja no Brasil. Bom, meu nome é Giulian Medeiros Mota Andrade, tenho 25 anos, trabalho no ramo da advocacia, selado com minha amada Raissa Mota Andrade. Nasci sob o convênio, batizei-me aos 8 anos, tendo sido ensinado por meus pais de maneira sublime. Natural de São Luis, passei grande parte de minha infância na terra de minha mãe: Recife. Lá, aos 8 anos, ao ser batizado, fiz um verdadeiro compromisso de viver como Cristo, eu lembro bem. E tenho me esforçado até hoje para viver os mandamentos que aceitei ao batizar-me. Na adolescência voltei à minha terra de origem, onde aos 14 anos, quando entrei em contato com as aulas do Seminário, iniciei um processo real de conversão ao Evangelho Restaurado.

Em meio aos desafios da adolescência, mantive-me firme na fé, desejoso de servir a Cristo da melhor forma possível. Desde criança já havia decidido servi em uma missão. Eu ouvia experiências incríveis de missionários retornados e dizia: é isso que quero para a minha vida. Eu quero ver, tocar, sentir essas experiências por mim mesmo. Assim, fui para a missão com 19 anos, designado para servir na missão Santa Maria Brasil, na qual “nós soldados do Senhor, batalhamos sem cessar reunindo o rabanho do Salvador […]”. Experiência incrível, que me tem apoiado firme no Evangelho de Cristo.

2-Portal OsMórmons.com: Como surgiu a ideia de escrever esse projeto?

Giulian: Eu posso dizer com toda a certeza espiritual que se encontra em meu coração que o livro me foi dado por mandamento. Foi uma inspiração irrenunciável. Eu não pude ficar deitado naquela cama e cobertor aconchegantes que tínhamos na missão. Na ocasião, eu servia na cidade de Santo Ângelo. O campo ali estava tão branco, tão farto, tão fértil… ensinamos muitas pessoas, muitas famílias. Muitas famílias foram batizadas, iniciando um lindo processo de conversão ao Evangelho de Jesus Cristo. Naquela cidade, assim como em muitas outras de nosso país, havia uma grande quantidade de denominações. Eram incontáveis as que pregavam um verdadeiro show de cura e de “bençãos”. Encontrávamos muitas pessoas que estavam a procura de um conforto, de cura espiritual ou de bençãos grandiosas. Porém, ao ponderar sobre o fato, notei que realmente tudo isso pode ser um milagre. Muitos procuram um milagre de cura; outros, de bençãos financeiras, e de incontáveis outros tipos de milagre. Mas, qual seria o maior de todos os milagres? O que curaria o espírito das pessoas de uma forma permanente e duradoura? O que eu poderia oferecer àquelas pessoas e o que eu estava fazendo por elas? Foi quando percebi que eu e meu companheiro estávamos sendo instrumentos nas mãos de Deus para que realizasse uma milagre eterno: o milagre da conversão.

No momento da inspiração, corri até o meu diário e comecei a escrever tudo o que vinha à mente. E escrevi por bastante tempo. Estudei sobre a história de personagens incríveis nas escrituras, que mostraram para mim o que é uma real conversão. Alma pai, Alma filho, os filhos de Mosias, Zeezrom, os Anti-néfi-leítas, Paulo, Pedro, Parley P. Pratt, Wilford Woodruff, Dan Jones foram os meus objetos de estudo.

 3-Portal OsMórmons.com:  Qual o conteúdo principal que o livro vai tratar?

No início do livro eu deixo a entender que será uma obra genuinamente missionária. Com o desenrolar dos capítulos, o leitor começa a entender que na verdade a obra fala sobre o real significado da palavra “Conversão”, que, por óbvio, está ligada à obra missionária. A ligação entre Conversão e Obra missionária passa não somente a ser clara ao leitor, mas a ser desejada por ele. Entenderá que para ser um bom missionário, terá que ser um bom converso; e, para ser um bom converso, terá que ser um bom missionário. E como isso fica evidenciado no livro? Nada melhor que exemplos de pessoas que já passaram por esse processo para nos dizer o que fazer.

3-Portal OsMórmons.com: Você tem algum autor (a) que se inspirou para escrever seu Livro e claro criar o seu site? E fale mais um pouco das pesquisas para o processo de escrita do Livro e qual é o sentimento de ter o Livro publicado?

Giulian: Sim. A minha primeira inspiração foi o Presidente Spencer W. Kimball. Inclusive o título nasceu de uma paráfrase com a tão estimada obra O Milagre do Perdão. A conversão, assim como o perdão, é um verdadeiro milagre na vida de um filho de Deus. Sem o perdão de Deus, não poderíamos entrar em Seu reino. Por outro lado, sem uma real conversão, que constitui uma verdadeira mudança de coração, poder, mente e força, não poderíamos obter o perdão divino.

O processo de escrita foi extremamente árduo. Durou quase 5 anos e cada vez que leio eu penso em algo novo para incluir. Li muitas obras e discursos dos profetas do Senhor. A maior parte dos ensinamentos, porém, fora tirado diretamente das escrituras.

4-Portal OsMórmons.com: Quais as novidades que o Livro trará para a biblioteca SUD brasileira?

Giulian: A biblioteca SUD brasileira é basicamente formada por obras estrangeiras devidamente traduzidas. Poucos são os livros da Igreja escritos genuinamente por brasileiros, o que é muito triste. Tenho lido diversos livros que tratam das mais muitas doutrinas do Evangelho. Mas escrever um livro, com uma extensão de mais de 450 páginas falando apenas sobre o real significado da Conversão é realmente inovador, em se tratando da biblioteca SUD nacional. E mesmo em se tratando da biblioteca SUD estrangeira, desconheço livro que fale especificamente sobre o tema, o que torna a obra ainda mais rara e desejável.

De todo o coração, eu adoraria que os membros SUD no Brasil se engajassem mais em escrever livros. Creio que essa atitude mudará as mentes e corações de muitos aqui. Não podemos nos acanhar, e nem viver às sombras do conhecimento dos membros estrangeiros. Precisamos se autossuficientes até mesmo em nosso intelectual. Qualquer membro SUD pode escrever um livro… é só estudar as escrituras da forma correta.

5-Portal OsMórmons.com: Qual é o publico alvo que o livro ”O Milagre da Conversão” atingira?

Giulian: Ao escrever o livro, o foco era atingir o coração e a mente de rapazes e moças que se preparam para entrar no campo missionário. Queria ensinar-lhes o que de fato é uma conversão. O meu desejo era mostrar-lhes que a primeira conversão que precisam ver é a própria. Assim, seriam um verdadeiro instrumento nas mãos de Deus para a salvação de muitas almas. Eu posso prometer que os rapazes e moças que estiverem se preparando para servir uma missão, ao lerem o livro, desejarão converter seus corações ao Senhor com todo o poder, mente e força. Serão missionários eficazes pois se verão como conversos eficientes. Desejarão ser como Alma filho e os filhos de Mosias e muitos outros personagens de outrora.

Por outro lado, embora eu tenha me esforçado, foi impossível desvincular-me da ideia de que todo membro é um missionário. Por isso o livro serve não somente para os missionários de tempo integral, mas para todos os membros de maneira geral. Ocorre que todos estão inseridos em um grande processo de conversão. Ninguém está isento de pecado, e por isso está em constante arrependimento. Parte desse arrependimento significará que você tem que pregar o Evangelho. E é nesse momento que começamos a provar da nossa real mudança: quando nos arrependemos dos erros e passamos a ensinar, por exemplo e por palavras, o que é certo.

Por fim, o livro será uma grande benção ao ministério dos líderes do Senhor em Sua Igreja. Desde a minha missão, bem como após ela, tenho utilizado os princípios incutidos no livro. Cada discurso, cada serão, devocional, aula… em todas elas eu tenho utilizado o cronograma do livro, e tem abençoado a vida de muitas pessoas. Eu recebo um carinho muito grande dos irmãos quando escutam um discurso proferido por mim com base nesse livro. Os irmãos me abraçam, agradecem e dizem: “Nossa, que livro é esse? Onde posso comprar?” Isso é gratificante, e tem sido um poderoso instrumento nas mãos de Deus para o benefício de Seu rebanho.

6-Portal OsMórmons.com: O que você procurou passar para seus leitores quando recebia inspiração e escrevia?

Giulian: Enquanto eu escrevia eu pensava: “achei que eu era convertido”. Mas eu simplesmente não o era, e o Senhor estava me mostrando aquilo, mesmo em meio à minha missão.

O meu objetivo com o livro é dizer o seguinte: não podemos ser sentados dos últimos dias, acreditando que Sião prospera. Sião até poderá prosperar sem o auxílio de mãos. Mas eu preciso de Sião para prosperar. Não podemos acreditar que somos conversos se temos vergonha de falar do Evangelho. Não podemos acreditar que nos convertemos quando não geramos quaisquer frutos dignos ao Senhor.Precisamos arregaçar as mangas e demonstrar que realmente temos um testemunho vívido, e não aquele decorado de cada 1º domingo do mês. Não podemos acreditar em nossa mudança apenas de pensamento. Temos que agir com todo o coração, poder, mente e força.

7-Portal OsMórmons.com: Segundo o site do Livro, o qual você administra, afirma que todas as arrecadações das vendas irão para o Fundo Missionário da Igreja. Por qual motivo você decidiu fazer isso, ser altruísta?

Giulian: Essa é uma ótima pergunta. Por dois motivos… um deles está estampado na folha de rosto do livro: “Este livro não tem fins lucrativos. Todo o lucro será revertido aos fundos missionários da Igreja. O autor acredita que os ensinamentos que recebera através do Espírito, de forma gratuita, não têm preço terreal. De graça recebeu, de graça dará.”

O segundo motivo eu deixei para conversar com vocês. É algo muito sério que vivenciamos no Brasil e em outros países do mundo. Nós temos uma dificuldade enorme em encarar que todo missionário gera um grande custo. Nós queremos servir uma missão, mas não estamos dispostos a pagar o preço por completo. Mesmo os rapazes de família abastada não vislumbram que o seu custo não deve ser de responsabilidade da Igreja, mas sua própria. Todos querem ir para a missão com o melhor terno, com o melhor par de sapatos, com o melhor conjunto de escrituras, com a melhor câmera fotográfica. Mas ninguém quer fazer o essencial: pagar os próprios custos. Questiono-me: estamos servindo ao Senhor guardando os mandamentos e deixando tudo o que temos de lado, ou estamos agindo como o jovem rico, que guarda os mandamentos mas não consegue se desapegar dos bens materiais?

Eu não acredito que estou sendo altruísta ao doar os valores as fundos missionários da Igreja. Como diria John Tanner, não existe dívida do Senhor para comigo. Existe apenas a dívida de gratidão, e essa é minha! Essa foi a ideia que tive para cumprir com um mandamento sagrado. E vocês, Jovens de Israel… que tipo de jovens vocês querem ser? Se não quiserem ter o mesmo fim que o jovem rico da parábola do Salvador, então deixem tudo para trás… mas tudo mesmo, e não se preocupem com o que terão após voltarem para suas casas, pois o Senhor diz:” E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará avida eterna.” (Mateus 19:29).

8-Portal OsMórmons.com: Quais são as maiores dificuldades em escrever um Livro que fala sobre conversão espiritual?

Giulian: Ser um real converso. Constantemente eu pensava: como vou ensinar algo a alguém se não sou completamente convertido a determinado princípio? No momento o que me confortou foram as palavras do amado Presidente Kimball, quando disse que: “não haveria muita motivação para sermos bons e fazer o que é certo se todos os oradores e escritores deixassem para discutir o assunto e admoestar somente depois que eles mesmos fossem perfeitos”.

9-Portal OsMórmons.com: Alguma previsão para o lançamento de novas histórias?

Giulian: Tenho previsão para o lançamento de mais dois livros. Mas vou deixá-los apenas na curiosidade por enquanto, que é para voltarmos a conversar daqui a algum tempo. Será um prazer imenso.

10-Portal OsMórmons.com:  Como os leitores podem adquirir o seu Livro ”O Milagre da Conversão”?

Giulian: É bem fácil. Os leitores encontrarão o livro, no formato digital, pelo site da Amazon, acessando este link: https://www.amazon.com.br/Mila gre-da-Conversão-Giulian-Andra de-ebook/dp/B01M3NA0ZV/ref=sr_ 1_1?ie=UTF8&qid=1480090656&sr= 8-1&keywords=o+milagre+da+ conversao

Ao acessar o link, o leitor clicará em “Comprar agora com 1-clique”, fará um breve cadastro no site e a compra estará feita. O livro pode ser acessado de qualquer dispositivo eletrônico, tais como computadores, notebooks, celulares smartphones, tablets, Ipads. É só baixar o aplicativo chamado KINDLE, que poderá acessar o livro de qualquer lugar. É como se fosse a biblioteca SUD, que todo mundo tem em seu celular e sabe como usar.

Se tiverem alguma dúvida, pode entrar em contato diretamente comigo.

omilagredaconversao@gmail.com

(98) 98118-7599 (whatsapp)

11-Portal OsMórmons.com: O que você gostaria de dizer para seus novos leitores e autores iniciantes?

Giulian: Acreditem no potencial de vocês. Se tiverem alguma ideia, coloquem no papel. Estudem escrevendo. Escrevam seus discursos, suas aulas, suas palestras. Escrevam diários. Sua capacidade de escrever aumentará a partir do momento que começar a praticar. Acredite nas inspirações que o Senhor colocar em sua mente.

Siga-me!

Elias Rozendo

Nasceu no dia 14 de Fevereiro de 1990, na cidade de São João Del Rei- MG. Conheceu a Igreja em Manaus e foi batizado em 2005. Fez seminário e cursa o instituto. Serviu na Missão Brasil Santa Maria, onde recebeu a inspiração para escrever o seu primeiro livro ' A VERDADE SOBRE OS MÓRMONS''.É apaixonado por comunicação.
Siga-me!

Últimos posts por Elias Rozendo (exibir todos)