A cada ano novo, a esperança se renova. Fazemos votos, promessas e criamos expectativas.

Nada que já não saibamos todo fim de ano!

Em 2016 há previsões nada boas em relação à política e à economia Brasileira.

Quanto à política, nosso papel é torcer para que as coisas tomem um rumo à defesa da liberdade.

Em relação à economia, convém estarmos preparados para
qualquer transtorno e estarmos protegidos, para que um profundo impacto negativo tenham um mínimo impacto negativo em nossas vidas!

Eu sobrevivi às décadas de 80 e 90. Passei pela hiper inflação ganhando salário mínimo.

No início da década de 90 eu me casei. Bem na transição para o Plano Real.

Então posso dizer que sei o que é vivenciar crise econômica em nossos tempos.

Pois bem, para 2016, além desejar um Excelente Ano Novo, listo aqui algumas dicas que poderão ser úteis em sua economia familiar:

1. Elimine suas dívidas, de preferência: todas.

2. Compre sempre à vista.  Desenvolva o hábito de pagar suas compras à vista. Use o débito com maior freqüência ao invés do crédito.

3. Tenha uma horta caseira. Ainda que pequena, cultivar algumas hortaliças ou temperos, gera uma grande economia!

4. Armazene alimentos. Liste os alimentos não perecíveis que costuma consumir e comece hoje a armazená-los.

5. Armazene água! Estoque água de chuva!

6. Não dependa apenas do seu salário. Sim, mesmo servidores públicos. Um alerta: Hora Extra não é o salário principal. Basear um padrão de consumo com base em horas extras é construir um castelo em alicerce de manguezal.

7. Empreenda. Venda alguma coisa. Desenvolva suas habilidades e faça um curso de vendas, empreendedorismo, cooperativismo, etc.

8. Tenha contatos quentes. 

Não, seus mais de mil “amigos” do facebook e outras redes não são todos contatos quentes. Nem mesmo no Linkedin. Em geral contatos quentes são aqueles com quem temos uma relação face a face, fala a fala, cumprimento a cumprimento. Há interação visual, onde melhor percebemos uma sinceridade da comunicação. São esses que vão abrir caminhos para uma indicação de vaga, uma indicação de novos clientes, novos mercados, novas informações e inovações, novos caminhos e atalhos para se conseguir algo de maneira menos dispendiosa e, obviamente, novo contatos quentes!

Comunique-se

Para isso é necessário ser comunicativo, expansivo e aprender a conversar!

9. Desconecte-se ao estar na rua.

Dê atenção às pessoas.

Pode ser que alguém que te peça uma informação seja seu próximo colega de trabalho na empresa onde você trabalha, por que ela está a procura de uma vaga que sua empresa está procurando preencher ou, vice-versa.

Talvez, tal pessoa poderá ser seu futuro empregador e você nem sabe!

10. Poupe e faça investimentos! Poupar é para sábios! Os tolos sempre gastam tudo o que ganham e devem o que não ganham! Poupar é diferente de investir. Não tenha medo de investir. Seu empregador não teria como te dar uma vaga se não fizesse investimento.

11. Espiritualize-se! Espiritualizar-se é transcender à matéria. Um foco no espiritual ajuda muito a equilibrar todas as demandas da vida! Tenha fé!

Alexandre Neto

Antônio Alexandre da Silva Neto é casado e pai de 5 filhos. Serviu na Missão Brasil Porto Alegre de 1982 a 1983. Formado em Tecnologia em Gestão Empresarial é autor do Livro Salário & Prosperidade.

Últimos posts por Alexandre Neto (exibir todos)