Ao navegar pelo site vi a publicação do livro “Desperte o Milionário Que Há em Você” de Carlos Wizard Martins.

Então eu pensei em divulgar meu livro também. Vai daí que tive um certo receio de figurar ao lado de alguém que dispensa palavras sobre suas conquistas.
Como pode meu modesto livro, de um modesto autor, que nem é milionário, pretender figurar ao lado de alguém que já conquistou seu milhão?
Entrei em estado de ponderação sobre a trajetória de meu livro e o período em que foi escrito.

1 – Primeira Fase: Origem do Livro

Escrever o livro foi sugestão de uma amiga.

Ao longo de minha trajetória na Igreja, o programa de bem estar sempre despertou meu interesse. Sempre desejei este tipo de designação quando servia em sumos conselhos…até que me tornei Bispo de uma unidade da Estaca São Vicente, algum tempo atrás.

Pois bem, ao exercer minha mordomia de anteder aos necessitados, percebi que uma certa família vinha todos os meses solicitar ajuda. Apesar de a maioria dos seus membros estarem trabalhando, contas de luz, gás e cestas básicas eram solicitadas com frequência. Então fui verificar in loco o que estava acontecendo.
A família não tinha ordem nem disciplina em relação as coisas mais básicas como: apagar luzes, horários regulares para comer e cozinhar, banhos longos, uso demasiado da internet discada – [sim, houve um tempo em que nossa internet era discada. Só quem usou sabe o quando isso pesava da conta de telefone], dentre outros hábitos que oneravam a renda.

Em conversa com a chefe da família propus auxiliá-los e dar algumas orientações para organizar as coisas. Fiz um roteiro das lições em forma de palestras, (semelhante às palestras missionárias).

Em resumo, em três meses as coisas por lá começaram a se organizar e a família não mais precisou dos fundos de jejum para socorro.
Ao término de meu chamado, esta mesma família me pediu para ensinar outros familiares e amigos. Então eu disse que faria uma impressão das planilhas e um texto resumido dos tópicos abordados. Foi então que veio a sugestão de que eu transformasse os tópicos e planilhas em um livro.

Assim nasceu a primeira versão do livro, fotocopiada, encadernação espiral, com 150 páginas, com o título “Obtendo Lucros Administrando Seu Salário”. Isso aconteceu em 05 de agosto de 2004. Eu só pude fazer cem exemplares na época. Usei parte de meu salário para isso. Vale salientar que, compus o livro em três meses.

Para divulgar, eu saí na cara de pau para vender em livrarias. Havia uma em São Vicente, perto da Biquinha de Anchieta, num pequeno shopping, uma livraria chamada Livraria Porto das Letras, onde conheci minha amiga primeira incentivadora, Luciana Papale.

Timidamente eu levei meu protótipo de livro e lá deixei em consignação dez exemplares para serem vendidos por R$ 10,00 cada. Ela aceitou e colocou meu livro bem ao lado de um famoso best-seller: “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” do autor Gustavo Cerbasi.

Pensei: “Cacilda, isso não vai dar certo!”

Uma semana depois, para minha grande surpresa, haviam sido vendidos todos os dez exemplares. Podem imaginar minha alegria! Sempre serei eternamente grato à Luciana por essa oportunidade.

2- Segunda Fase: Melhorando a edição

Um pouco mais a frente, já em 2006, fiz uma revisão e criei um nova capa e com ajuda de minha amiga, a irmã Lucymilia Pájaro, de Itanhaém, consegui imprimir 200 exemplares em uma gráfica.

Foi nesta fase que entrei em contato com o Augusto Capodicasa, do Programa Ação e Reação, e tive minha primeira entrevista para divulgar o livro.

3- Terceira Fase – Mudança de Título e publicação por uma Editora.

Alguns tempo depois, já em 2009, consegui um contrato com a Editora Biblioteca 24 horas onde o livro em versão impressa é comercializado.

Só que eu não esperava um novo salto no progresso do livro. Por intermédio e incentivo do escritor Marcelo Puglia, conheci Marco Giroto, da Editora Áudio Livro. Marcelo insistiu que eu fosse lá, apesar da minha descrença de que um livro como o meu pudesse ser narrado, uma vez que continha alguns gráficos, tabelas e planilhas.

Por incrível que pareça, eles aprovaram o livro e está disponível até este momento no site da Áudio Livro. Nesta fase eu mudei o título do livro para: “Salário & Prosperidade”.

Nesta fase eu voltei ao Programa Ação e Reação, para uma entrevista com a Fernanda Vanucci, esposa do Augusto. Tanto um quanto o outro me receberam com carinho e deram ênfase e muito espaço na divulgação de meu primeiro livro.

4- Fase maturação e quase desistência.

Tive vários momentos em que pensava em desistir de meus esforções neste empreendimento e com esse assunto. Mas toda vez que vinha decidido a apagar meu blog eu retirar meu livro das editoras, inesperadamente recebia mensagens (por e-mail, pelo antigo Orkut, pelo antigo MSN) de pessoas solicitando auxílio, dando elogios e convites para escrever artigos.

Foi neste período que conheci e fiz várias amizades pelo Orkut, algumas das quais conheci pessoalmente e que ainda hoje são amigos e amigas no Facebook. Foram estas pessoas que me mantiveram animado e perseverante até este momento, das quais tenho alta estima e gratidão.

5- Sobre o Livro

Não sou um milionário, portanto não tenho expertise para ensinar ou mostrar o caminho para alguém se tornar um.

Mas possuo experiência em dívidas, salário baixos, salário acabar antes do dia 15 de cada mês, serviços autônomos, pequenos empreendimentos, bicos, marketing de redes que não foram avante comigo, empréstimos “eternos”, dentre outros percalços que um assalariado bem sabe.

Uma vez que a maioria dos trabalhadores são assalariados, escrevi o livro para esta classe, com objetivo de mostrar que é possível prosperar a partir do salário, por meio do trabalho e do empreendimento.

O Livro Salário & Prosperidade é uma conversa de assalariado para outro.

Considero o livro como se fosse um Caminho Suave sobre finanças pessoais, enquanto os demais livros do gênero são para aperfeiçoamento, para alcançar níveis mais elevados, até que alcançar seu primeiro milhão de reais, se assim o leitor desejar.

Espero que “Salário & Prosperidade” possa fazer a diferença nas finanças familiares de quem o ler.

Alexandre Neto

Antonio Alexandreda Silva Neto é escritor, gosta de nadar e passear de bicicleta. Serviu na Missão Brasil Porto Alegre de 1982 a 1983. Trabalha como
Consultor da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário e participa do Projeto ReclySystem, empresa incubada de reciclagem de resíduos sólidos, como gerente administrativo.

Últimos posts por Alexandre Neto (exibir todos)