Artigo escrito para LDS.org por Allie Arnell e Margaret Willden.

A vida está cheia de águas inexploradas: “Em qual faculdade devo estudar? O que devo estudar? Devo servir uma missão? Com quem devo me casar?” Agora, se você recebesse um mapa pessoal para navegar nas decisões da vida, você o seguiria?

O Pai Celestial e Jesus Cristo nos deram tal mapa – Bênçãos Patriarcais – para nos dar direção em nossas vidas. Embora recebamos o dom do arbítrio para tomar decisões por nossa própria vontade, as bênçãos patriarcais podem iluminar os caminhos que nos trarão maior felicidade.

Mas simplesmente ter um mapa não é suficiente. Devemos estudar, entender e aplicar o significado deste mapa. Da mesma forma, à medida que você chegar a entender a linguagem usada em sua bênção patriarcal – o seu próprio guia pessoal para a vida – você será capaz de discernir quem você é aos olhos de Deus e o que você pode se tornar.

Descubra sua linhagem

Em primeiro lugar, sua bênção patriarcal declara sua linhagem, ou a tribo específica das doze tribos de Jacó (que mais tarde passou a chamar-se Israel) a que você pertence. Apesar de não sermos literalmente descendentes de Jacó, as escrituras nos ensinam que os membros da Igreja são adotados a casa de Israel:

“E abençoá-las-ei por meio de teu nome; pois todos os que receberem este Evangelho serão chamados segundo o teu nome, e contados como tua semente; e levantar-se-ão e abençoar-te-ão como seu pai; “(Abraão 2:10).

Shelisa Schroeppel, de Utah, EUA, diz: “Saber que sou da casa de Jacó ajuda-me a compreender o meu propósito nesta vida e por que sou chamado a certos chamados na Igreja”.

Sua bênção patriarcal também pode descrever quaisquer bênçãos relacionadas que acompanham sua tribo particular. Por exemplo, muitos membros da Igreja pertencem à tribo de Efraim, uma tribo que tem a responsabilidade única de espalhar a mensagem do evangelho restaurado para o mundo (ver Deuteronômio 33: 13-17; D&C 133: 26-34).

Procure por conselhos pessoais

Quando usado corretamente, um mapa evita que um viajante se perca. Da mesma forma, nesta jornada terrena, sua bênção patriarcal pode oferecer conselho e direção para sua vida. Sua bênção patriarcal não lhe diz simplesmente o que fazer, mas pode oferecer dicas personalizadas sobre quais caminhos – se trilhados na fé – podem ajudá-lo, a saber, quando você está alinhando sua vida com a vontade do Pai Celestial. Ao estudar sua bênção patriarcal e procurar viver de uma maneira que convida o Espírito do Senhor, você pode encontrar segurança, alegria e direção.

Gabriel Paredes, de Lima, Peru, disse: “Alguns dos conselhos que me foram dados em minha bênção, só consegui aplicar plenamente com minha família e após ter sido selado a minha esposa.”

“Recentemente nos perguntamos o que poderíamos fazer para fortalecer e construir nossa jovem família. Nossa pergunta foi respondida por meio da minha bênção patriarcal. Nela eu sou aconselhado a priorizar respeito, tolerância e amor em minha família, porque estes são alguns dos fundamentos importantes do evangelho de Jesus Cristo.

“Como nós nos concentramos nisto, minha esposa e eu fomos capazes de superar problemas. Ainda temos desafios ocasionais como família, mas somos felizes. Senti como o Senhor estava relembrando-me de como eu poderia ter a família que Ele me prometeu. Eu sei que o Senhor fala através de bênçãos patriarcais e que o conselho nelas deve ser usado em nossas vidas. ”

Escute as Admoestações

Um mapa não marca necessariamente cada perigo ao longo do caminho, contudo, felizmente as bênçãos patriarcais freqüentemente soam advertências para nos proteger ao longo do caminho. Algumas dessas admoestações nos ajudam a nos proteger da influência de Satanás; Outras podem nos iluminar sobre como podemos superar o homem natural dentro de nós.

Para Caitlin Carr de Utah, algumas das admoestações em sua bênção patriarcal não foram imediatamente claras, mas o estudo posterior de sua bênção trouxe novas conclusões.

“ Quando recebi minha bênção patriarcal, fui avisado sobre pessoas que tentaria me afastar da verdade com uma conversa agradável. Eu não pensei muito nisso. Eu tinha uma firme crença nas doutrinas que me haviam sido ensinada.

No entanto, no ano seguinte, fui confrontada com idéias e filosofias que, na superfície, pareciam enraizadas na justiça e no amor, mas não eram. Essas mensagens pareciam estar vindas de todos os lugares: mídia, escola, até amigos próximos. Mesmo sabendo que essas filosofias eram contrárias ao plano de Deus, eu me encontrei desejosa de apoiar tanto estas novas ideias mundanas, como a igreja. Logo percebi que ‘ninguém pode servir a dois senhores’ (Mateus 6:24) e que não devo confiar na sabedoria dos homens. O Pai Celestial resolveu minhas dúvidas através das escrituras e trouxe paz a minha mente e coração. Como resultado, meu testemunho foi fortalecido e eu me tornei ainda mais firme na defesa do que sei ser verdade “.
Desenvolver Dons e Talentos

Sua benção patriarcal também pode mencionar dons espirituais e talentos que o Senhor lhe deu para edificar Seu reino. Se sua bênção menciona um talento que não é familiar para você, isso pode significar que talvez você ainda não tenha tido a chance de descobrir ou desenvolver esse talento. Através da busca diligente e da ajuda do Senhor, você pode desenvolver e incorporar esse talento e muitos outros.

Desenvolver seus talentos ajuda a reconhecer as coisas sutis com as quais você pode contribuir para o trabalho do Senhor. Johanna Blackwell, da Califórnia, EUA, pondera sobre os dons e talentos em sua bênção patriarcal quando se sente tentada a comparar-se com os outros: “Ao ponderar sobre as palavras em minha bênção patriarcal, lembro-me que fui abençoada com os dons que eu preciso para superar as provações e participar do desenvolvimento da obra do Senhor.

“Minha bênção fala da minha capacidade de amar, perdoar e ter coragem para me socializar com as pessoas a minha volta. Como eu tenho praticado esses dons, o Senhor abençoou-me com um desejo maior de encontrar e conectar-me com novas pessoas e culturas. Conseqüentemente, meu testemunho de que todos somos filhos de um Pai Celestial amoroso cresceu, e eu tenho sido capaz de servir aos outros à medida que procuro me tornar mais semelhante a Cristo”.

Procure Pelas Bênçãos Prometidas

Por fim, nossas bênçãos patriarcais revelam as bênçãos prometidas de nosso Pai Celestial, se permanecermos fiéis a Ele. Não há certeza de quando essas promessas serão cumpridas, mas podemos saber que, enquanto vivermos o evangelho, elas serão cumpridas, seja nesta vida ou na próxima.

Sergio Gutiérrez, de Nevada, EUA, busca apoio em uma promessa de sua bênção patriarcal sempre que se sente preocupado com seus planos de carreira futuros: “Às vezes me sinto ansioso com a incerteza no meu futuro, mas há uma promessa na minha bênção patriarcal que sempre traz tranquilidade a minha mente. Esta promessa me ajuda, a saber, que enquanto eu trabalhar duro e permanecer fiel, terei os recursos necessários para cuidar da minha família e edificar a Igreja. Eu não sei exatamente qual carreira eu desejo seguir ainda, mas ter essa promessa me dá fé e confiança.”

Se você já se perguntou qual é a vontade do Pai Celestial para você, você não está sozinho. O Senhor entendeu que você seria confrontado com muitos caminhos diferentes daquele que você deveria seguir em sua vida, por isso Ele forneceu-lhe um mapa pessoal para manter sua vida alinhada com Seu evangelho. As bênçãos patriarcais não podem tomar decisões por nós, mas podem nos levar a nossas próprias revelações pessoais. Através de nossas bênçãos patriarcais, podemos ver como nos encaixamos no plano do Senhor para reunir Israel, descobrindo nossa tribo; recebemos conselhos pessoais, admoestações e promessas; e somos ensinados sobre os dons e talentos únicos que o Pai Celestial nos deu para servi-Lo. Enquanto tentarmos viver de acordo com todos esses elementos de nossas próprias bênçãos patriarcais, poderemos saber que nossas decisões estão de acordo com a vontade do Senhor para nossa vida.

Felipe Rezende

Casado, uma filha. Químico, apaixonado por Ciência, Tecnologia e Música. Entusiasta da História, Engenharia e Aviação, serviu na Missão Nova York, Nova York Norte entre 2008 e 2010.
Atualmente serve em chamados na Ala Bougainville, Estaca Anápolis, Goiás, Brasil

Últimos posts por Felipe Rezende (exibir todos)