Nos tempos bíblicos, lemos como Matias foi escolhido para ocupar o chamado de apóstolo depois que Jesus subiu ao céu:

“E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.” (Atos 01:26).

NOS ÚLTIMOS DIAS, aprendemos que o Quórum dos Doze Apóstolos, foi chamado por revelação recebida pelas Três Testemunhas do Livro de Mórmon (ver Doutrina e Convênios 18:26-47).

Grande parte do mesmo processo é feito ainda hoje. A página de tópicos da Igreja diz “Apóstolos são escolhidos através de inspiração pelo Presidente da Igreja, apoiados pelos membros da Igreja em geral, e ordenados pela Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos pela imposição das mãos.”

A Sala de Imprensa explica: “A substituição no Quórum dos Doze é feita pelo Presidente da Igreja, que recebe inspiração em estender o chamado. O novo membro dos Doze pode ser chamado de um dos Quóruns dos Setenta (que são composta por Autoridades Gerais que são líderes na Igreja) ou de membros em geral da Igreja ao redor do mundo.”

Os candidatos potenciais não disponibilizam seus nomes para apreciação. Em vez disso, eles são chamados pelo Senhor, como disse a seus apóstolos, “Vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei” (João 15:16). Como lemos nos Ensinamentos do Profeta Joseph Smith: “Todo homem que recebe o chamado para ministrar aos habitantes do mundo foi ordenado precisamente para esse propósito no grande conselho dos céus, antes que este mundo existisse” (365 p.).

A especulação sobre assuntos como este tem sido historicamente desaconselhado. Falando de sucessão profética, o Presidente Harold B. Lee sugeriu que especular “não é agradável aos olhos do Senhor.”

Uma outra coisa que sabemos sobre os recém-chamados apóstolos é que cada membro da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze deve apoiar seu chamado. Tal como acontece com todas as decisões tomadas pela Primeira Presidência e do Quórum dos Doze, a decisão sobre quem vai ser chamado deve ser unânime .

Novos chamados são geralmente anunciados na próxima sessão da conferência geral, em abril ou outubro.

A última vez que um novo apóstolo foi chamado foi em 2009. O Élder Neil L. Andersen entrou para o Quórum dos Doze após Joseph B. Wirthlin falecer.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!