Pergunta: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 20:7)
[Visto que na Igreja aprendemos] que falar “Vai com ….” ou algo parecido é falar o nome do Senhor em vão, a minha pergunta é: Se em Êxodo 20:7 diz o “nome do teu Deus em vão”, [e considerando] que a palavra “Deus” é um título e não um nome, [este mandamento] não estaria se referindo de fato ao nome do [Senhor] e não especificamente ao seu título?


Eu prefiro ir direto à “raiz” do assunto – o significado, de acordo com o dicionário, de tomar o nome do Senhor em vão, seja lá qual for o nome ou título que estiver sendo usado.

“Vão – 1 Vazio … sem valor. … 3 Falto de senso, de conhecimentos; frívolo, ignorante … 4 Baldado, ineficaz, inútil. 5 Que não tem razão de ser nem fundamento. 6 Frívolo, fútil. 7 … enganador, falso, mentiroso …

“Em vão: debalde, inutilmente”

Tendo em vista tais definições, e na ausência de uma norma oficial da Igreja específica sobre o assunto, podemos entender que o mandamento nos proíbe de usar o nome do Senhor inutilmente, sem necessidade, sem propósito, frivolamente, ou de forma enganosa ou falsa.

Numa revelação moderna o Senhor esclareceu que uma outra forma de usar o nome dele em vão é usá-lo sem autoridade (Doutrina & Convênios 63:62).

Lembremos também o princípio escriturístico de demonstrar “… respeito ou reverência ao nome do Ser Supremo, [evitando] a repetição freqüente de seu nome …” (Doutrina e Convênios 107:4; colchetes adicionados)

Fora essas situações, qualquer nome ou nome-título divino pode ser usado sem receio, de forma reverente e moderada – razoável, sem exageros – em orações, lições, discursos, testemunhos, entrevistas, admoestações, bênçãos do sacerdócio, etc.

(P.S.: Suponho que ao longo dos próximos dias nossos amigos desejarão postar trechos de 50 discursos com explanações e conselhos sobre o assunto. Tudo bem … eu também li os discursos, mas nesse post eu quis simplificar nosso entendimento do assunto por meio de princípios gerais.)

(Esta resposta não constitui uma declaração oficial de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

Siga-me!

Marcus H. Martins

Marcus H. Martins possui Doutorado (Ph.D.) em Sociologia da Religião e Relações Raciais e Étnicas. Serviu como Bispo e Presidente de Missão.
Siga-me!

Últimos posts por Marcus H. Martins (exibir todos)