Recentemente, a Igreja anunciou que todos os sacerdotes que possuem o sacerdócio Aarônico e uma recomendação do templo de uso limitado podem oficiar os batismos e servirem de testemunhas, e todas as jovens com uma recomendação do templo de uso limitado, também podem ajudar com as atribuições das irmãs  no batistério anteriormente reservadas somente para as oficiantes de ordenanças do templo. Aqui estão alguns novos entendimentos sobre essas mudanças da Igreja.

De acordo com o Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos e presidente do Comitê Executivo do Templo e da História da Família, essas mudanças serão uma grande benção para as jovens e filhos na Igreja. “Com magníficos avanços tecnológicos, a geração emergente respondeu espiritualmente às oportunidades e desafios que apresenta”, afirmou. “Essas mudanças permitirão uma maior preparação e participação na grande obra da salvação para os mortos”.

Trabalho adicional do templo para jovens

Dependendo das necessidades em um determinado templo, as presidências do templo terão a opção de pedir às mulheres jovens de 12 a 18 anos e os sacerdotes ordenados com uma recomendação do templo de uso limitado servir no templo de maneiras adicionais.

“Nossos jovens aceitaram o convite para se dedicar à história da família e ao trabalho do templo de maneiras surpreendentes”, disse a Irmã Bonnie L. Oscarson, Presidente Geral das Moças. “Essas oportunidades adicionais para servir no templo irão adicionar significado às suas experiências enquanto realizam batismos para seus ancestrais. Estou realmente entusiasmado de que eles possam se envolver nesse trabalho de inúmeras maneiras “.

Uma dessas maneiras é que as irmãs jovens desempenham um papel maior na ajuda dos batistérios dos templos. As jovens podem, por exemplo, ser convidadas a registrar as ordenanças de batismo e confirmação, cumprimentar e receber os clientes do batistério, entregar roupas de batismo e organizar em armários.

“O serviço e os talentos das jovens mulheres da Igreja são necessários para ajudar a construir o reino de Deus na terra, e esta é mais uma maneira de ajudar a ir avante com o trabalho”, disse a Irmã Oscarson.

Com a permissão dos líderes locais do sacerdócio, jovens que foram ordenados como sacerdotes estão autorizados a realizar batismos para membros vivos. A mudança de política significa que eles também podem batizar ou servir como testemunhas de batismos no templo, cumprindo a instrução escriturística de que é o “dever do sacerdote … para … batizar” (Doutrina e Convênios 20:46).

“Cada jovem que se encontra no templo e oficia na sagrada ordenança do batismo para os mortos obterá uma maior compreensão do que é o serviço do sacerdócio e como abençoa todos os filhos de Deus”, disse o Ir. Stephen W. Owen, Presidente Geral dos Rapazes. “Imagine como o serviço no templo os ajudará – os fortalecerá – enquanto se preparam para o futuro serviço como missionários de tempo integral”.

“É maravilhoso pensar que muitos mais de nossos jovens sacerdotes receberão oportunidades para administrar a ordenança do batismo”, acrescentou o bispo presidente Gérald Caussé. “À medida que nossos jovens aumentam os seus deveres do Sacerdócio Aarônico, eles reconhecerão e honrarão melhor a autoridade sagrada que possuem. Ao participar da grande obra de salvar almas, a fé e o amor pelo evangelho aumentarão e eles se prepararão para o dia em que receberão e exercerão o sacerdócio superior e servirão uma missão “.

Adicionado Elder Cook, “Estamos confiantes de que a nossa juventude irá enfrentar esse desafio, tornar-se mais cristão em suas vidas e receber as bençãos eternas que vêm para aqueles que trabalham na vinha para seus antepassados ​​falecidos. Rezamos para que este seja um indivíduo, uma família e uma aliança para que todos os jovens, inclusive aqueles que não conseguem identificar os antepassados, possam ser abençoados por realizar essas ordenanças sagradas “.

Reunião de preparação do Templo e do Sacerdócio para crianças primárias

A prévia do Sacerdócio tradicionalmente tem sido realizada uma vez por ano para meninos de 11 anos e seus pais para apresentá-los e prepará-los para o sacerdócio.

Elder Cook disse que ele e outros líderes estão gratos de que a partir do ano que vem, meninas e meninos de 11 anos receberão orientação em uma reunião anual preparatória do Templo e do Sacerdócio sobre o serviço do templo, o serviço do sacerdócio e a criação e manutenção de convênios sagrados. A reunião será planejada pelas presidências da Primária local, sob a direção de seu bispo ou presidente do ramo. As presidências dos Jovens Menores e das Jovens e os presidentes dos diáconos e as presidências das classes Beehive também podem ser convidadas a participar.

Irmã Joy D. Jones, Presidente Geral da Primária, disse: “Estamos muito entusiasmados com esta mudança na preparação do Templo e do Sacerdócio para que nossos garotos e meninas de 11 anos possam ser ensinados a entender o sacerdócio, as bênçãos do serviço do templo e a importância de fazer e manter convênios sagrados. Rezamos para que estes filhos da aliança se concentrem e se preparem para o templo desde uma tenra idade”.

“Incluir as meninas nas novas reuniões de Preparação do Templo e do Sacerdócio é maravilhosa”, afirmou a Irmã Oscarson. “Isso ajudará nossas meninas e jovens a verem em uma idade ainda mais apreciada o quanto elas têm para contribuir e quão importante ales são para o trabalho da Igreja. Estou entusiasmada de que todos os nossos jovens agora compreendam melhor seus convênios e as muitas bênçãos que vêm a todos ao participar do trabalho dirigido pelo sacerdócio “.

“Como a prévia do Sacerdócio antes, as novas reuniões de Preparação do Templo e do Sacerdócio proporcionam uma oportunidade importante para ajudar os meninos a entender o sacerdócio e fortalecer seu compromisso de se preparar para recebê-lo”, afirmou o Ir. Owen. “Hoje, tanto quanto qualquer outro momento da história da Igreja, precisamos de diáconos prontos e ansiosos para aprender e cumprir seus deveres do sacerdócio. Nossa esperança é que as reuniões de Preparação do Templo e do Sacerdócio preparem o cenário para a aprendizagem contínua em suas reuniões semanais de quórum “.

Para mais informações sobre a Preparação do Templo e do Sacerdócio, consulte primary.lds.org e a versão on-line do Manual 2: Administrando a Igreja (2010), 11: 5.5.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!