Um dos propósitos dessa vida mortal é aprender coisas. E creio que sempre aprenderemos, por toda a eternidade, porque sempre estarão sendo criadas coisas novas.

A busca de conhecimento deve ser uma coisa constante em nossa vida, porque com o conhecimento vem a capacidade de entendermos melhor as pessoas e o mundo que nos cerca.

Gosto muito de aprender. Procuro aprender sempre, com todas as pessoas com quem tenho contato, pois sei que todos podem me ensinar algo. Até as crianças podem nos ensinar muito. Mesmo os animais e as plantas nos ensinam lições maravilhosas, quando os observamos atentamente.

Atualmente, entre outras coisas, estou aperfeiçoando meus conhecimentos do idioma inglês.

Muitos de nós sabemos coisas básicas de inglês: The book is red. Good morning. What is this? Porém, quando tentamos conversar com alguém em inglês, ou decifrar o que dois americanos estão conversando perto de nós, aí vemos que o que sabemos de inglês é muito pouco e não resolve quase nada.

Muitos de nós já ouvimos aquela história do rato que, fugindo desesperadamente do gato, entra em sua toca. O gato tenta de todo jeito, com a sua pata, pegar o rato dentro do buraco, mas não consegue. Segue-se um tempo de silêncio total. Aí, ouve-se latidos de um cachorro do lado de fora da toca. O rato conclui que pode sair, pois se tem um cachorro lá fora, o gato já foi embora. Ao sair, o rato se surpreende ao ver o gato, que pula sobre ele e o apanha. O rato, atônito, pergunta ao gato:

– Eu ouvi latidos de cachorro e pensei que você tivesse ido embora…

O gato responde: – Hoje em dia, quem não sabe falar dois idiomas, não consegue sobreviver.

Hoje em dia, o inglês é cada vez mais requerido em nossa vida diária. Músicas, filmes, internet, e muitas outras áreas requerem um conhecimento de inglês – pelo menos básico. E se tivermos fluência no idioma inglês, isso pode aumentar nossos recursos para conseguirmos trabalho, além de ser uma coisa muito gratificante: é quase como aprender a falar, ou deixar de ser analfabeto. Um universo novo se abre aos que dominam o inglês. Grande parte de tudo o que está na internet, está em inglês. É a língua universal, e se você souber conversar em inglês, poderá se comunicar em qualquer lugar do mundo, pois em qualquer país sempre tem alguém que fala inglês.

Do you speak English? Você fala inglês? Se sua resposta for afirmativa, parabéns! Você faz parte da minoria dos brasileiros que têm esse importante recurso. Se sua resposta for negativa, hoje é o dia para você se decidir a aprender inglês. Esqueça toda essa história de imperialismo, esqueça a política, não dê desculpa que é difícil, etc etc. Todos nós podemos aprender qualquer coisa, desde que nos dediquemos. As coisas vão ficando mais fáceis, à medida em que persistirmos em fazê-las. Com inglês, também é a mesma coisa: se formos persistentes, um dia conversaremos com qualquer pessoa nesse idioma .

Do you understand?

Siga-me!

Luiz Polito

Luiz Polito serviu na Missão Brasil Rio de Janeiro (1978/80). É músico e microempresário. Proprietário de um Sebo Virtual, chamado Higino Cultural. E atualmente serve como Consultor de História da Família na Ala Bauru - Estaca Bauru.
Siga-me!