Tem coisas que acontecem conosco, que se não registrarmos, acabamos por esquecer estas ocasiões sagradas que podem nos ajudar muito no futuro.

Uma dessas histórias é essa. Minha esposa recebeu várias palestras dos missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e durante o tempo como pesquisadora da Igreja, nunca havia acreditado que existiam profetas vivos, ou homens que pudessem receber revelação de Deus para toda a Igreja, ou qualquer revelação além daquilo que estava escrito na Bíblia Sagrada.

Ela tinha medo de ler o Livro de Mórmon, resultado de tantos ataques de religiosos feitos a ela sobre este livro de escrituras.

Mas um dia ela criou coragem e leu o Livro de Mórmon com o coração aberto. Em Thiago 1:5 diz, em suma, que quem tem falta de sabedoria, peça a Deus. E Deus responderá a oração feita com fé, em nada duvidando. E ela orou a Deus com fé, pedindo a Ele que iluminasse sua mente a respeito do convite dos missionários – O livro seria verdadeiro?

Foi em uma das muitas (quase 35) palestras dos missionários, que veio novamente o convite insistente: “Você quer seguir o exemplo de Cristo, sendo batizada?”. Eu nunca saberia a resposta que ela daria naquele momento, pois havia escutado sempre as frases “vou orar mais” ou “não, agora não” ou “preciso de mais tempo”, mas ela disse “SIM, EU QUERO SER BATIZADA”.

Naquele momento eu pensei: mas como? Ela então prestou seu testemunho sobre como Deus havia respondido sua oração – assunto que relatarei em outra ocasião. Ela teve coragem, ajoelhou-se e perguntou Àquele que tem a infinita sabedoria. E o milagre veio – recebeu sua resposta.

Marcamos o batismo e ela foi batizada, mas ainda existia uma dúvida. Ela não concordava muito com o fato de a Igreja ter profetas modernos guiando-a.

Nós, santos dos últimos dias (mórmons), acreditamos em profetas, tanto antigos quanto atuais. Deus tem um interesse especial em falar com todos os homens como Igreja e o faz através de profetas que Ele escolhe. A Bíblia contém um registro dos procedimentos de Deus com os profetas naqueles dias, e escrituras modernas contém um registro dos procedimentos de Deus com os homens nos dias atuais. Nós acreditamos que os céus não foram fechados depois dos registros bíblicos e que Ele ainda se comunica com Seus filhos hoje, da mesma maneira que fazia nos tempos antigos.

Li Amós 3:7 para ela:

“Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.”
Expliquei que temos um profeta vivo na Terra hoje. Esse profeta é o Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Ele tem direito de receber revelação para toda a Igreja. Possui as “chaves do reino”, o que quer dizer que tem autoridade para dirigir a Igreja e o reino de Deus na Terra, inclusive a administração das ordenanças do sacerdócio (ver Mateus 16:19).

Além disso, falei a ela sobre a necessidade de Nosso Pai Celestial tratar de assuntos modernos para seus filhos nestes últimos dias. Tem muitas coisas específicas que precisam ser tratadas pelos servos autorizados do Senhor para toda a congregação dos Santos. Falei sobre Joseph Smith e sua missão, além de muitos dos outros profetas desta dispensação.

Li Números 12:6-8
“Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.
Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor.”
E enfatizei a Epístola de Paulo a Efésios
O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;

Efésios 3:5-6

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
Efésios 2:19-21
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.
Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Efésios 4:4-16
Entretanto, a única coisa que poderia convencê-la, não seria qualquer palavra de homens, mas a própria manifestação do Espírito Santo testificando sobre esta verdade eterna.

No primeiro domingo após seu batismo, no dia em que recebeu o dom do Espírito Santo, um missionário da Igreja, ao chegar atrasado na capela, disse que chegou depois do horário porque havia sentido no coração que deveria voltar em sua casa e pegar o DVD “Testemunhas Especiais de Cristo”, onde o Profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e os doze Apóstolos modernos prestam seus testemunhos sobre o Salvador. Esse missionário presenteou minha esposa com este Vídeo. A tarde, ao assistir o Presidente Gordon B. Hinckley testemunhando sobre o caráter divino do Salvador Jesus Cristo, minha esposa perguntou: “Ele é o profeta? Esse senhor tão velhinho não pode estar mentindo. Dos olhos dele saem verdade.”

Naquele momento pensei que ela tinha recebido um testemunho sobre esta verdade eterna. Mas fui surpreendido por uma pergunta dela naquele mesmo dia. Ela fez a seguinte observação, quando estávamos na cama para dormir: “Se o profeta fala com o Senhor face a face; e eu posso conversar com o Senhor; vou pedir em oração para que o Senhor fale para o Profeta mandar uma carta para mim”
.
E eu pensei: “Minha esposa está maluca!”. Fiquei extremamente preocupado e disse a ela que não era dessa forma que ela receberia um testemunho. Mas meus esclarecimentos foram em vão, tanto é que ela pediu isso a Deus em oração. E eu comecei a orar também pedindo ao Senhor para que ele pudesse testificar no coração dela sobre isso, de maneira que ela entendesse.

No outro dia, os missionários nos visitaram e deixaram uma mensagem para membros novos sobre o Espírito de Profecia e sobre a necessidade de profetas vivos. Em nossa casa sentimos o gostoso Espírito do Senhor que nos testificava daqueles ensinamentos. Discutimos muitas passagens bíblicas sobre o assunto, incluindo a presença de profetas nos últimos dias, como relatado em Apocalipse 11. E foi no final da mensagem dos élderes que o milagre aconteceu.

Um dos missionários disse que tinha sentido o Espírito Santo impeli-lo a dar a minha esposa um presente. Ele perguntou: “Você já recebeu uma carta do profeta?”

Minha esposa imediatamente encheu os olhos d’água, respondendo “não”, e lembrou de suas orações ao Senhor. Eu fiquei embasbacado com a pergunta inspirada do Élder que logo depois retirou uma revista A Liahona – uma revista de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que contém as palavras dos Profetas e Apóstolos da Igreja – e presenteou a minha esposa dizendo: “Nós trouxemos uma carta do profeta para você”.

E não tinha acabado por aí… Os missionários abriram a revista e disse que era uma edição especial para recém-conversos. Ele nos mostrou então uma carta do Profeta aos membros novos da Igreja. Neste momento percebi que minha fé era muito pequena perto da fé de minha querida esposa, que pediu e bateu, e recebeu, sendo abertos os mistérios de Deus para ela. Assim, ela adquiriu um testemunho colocando em prática o que está em Tiago 1:5: “se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.

O início da carta dizia:
Queremos cumprimentá-los por seu recente batismo e dar-lhes calorosas boas-vindas. Que passo maravilhoso vocês deram ao se filiarem à Igreja! Estamos prontos para ajudá-los de todas as maneiras que pudermos.

Neste momento marcante talvez se sintam como a mulher que escreveu esta carta:

“Minha jornada para entrar na Igreja foi especial e muito desafiadora. O ano passado foi o mais difícil de toda a minha vida. Também foi o mais recompensador. Como membro novo, continuo a enfrentar dificuldades a cada dia”.
Ela prossegue: “Quando nós, pesquisadores, nos tornamos membros da Igreja, ficamos surpresos ao descobrir que entramos em um mundo completamente estranho, um mundo que tem suas próprias tradições, cultura e língua. Descobrimos que não existe uma pessoa ou fonte de referência que possamos consultar para orientar-nos na jornada para dentro desse novo mundo”.

As coisas pelas quais vocês estão passando como membros novos devem ser emocionantes. Sua fé no Salvador é muito forte. Seu entusiasmo para aprender cada vez mais a respeito do evangelho restaurado é sincero. Mas também é muito fácil que fiquem assoberbados com as novas palavras, novas reuniões, novos ensinamentos e novos desafios. Mesmo as pessoas que passam a conhecer podem representar um desafio a ser enfrentado. É possível até se perguntar se conseguirão estar à altura do padrão de um verdadeiro santo dos últimos dias. Tenho uma mensagem muito simples para vocês: É claro que podem! Não desistam!

Se quiserem ler todo conteúdo da mensagem, cliquem aqui.

Isso tudo, além de fortalecer meu testemunho do Evangelho restaurado de Jesus Cristo, abriu os horizontes espirituais de minha esposa, concedendo a ela um testemunho edificado na fé em Jesus Cristo e sua revelação aos seus servos autorizados nesta terra. Enfim, minha esposa recebeu uma carta do Profeta. Temos certeza que Nosso Pai Celestial ouve e atende nossas orações.

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!