O que é? Como consigo uma? Por que ela é importante? Seguem-se as respostas para algumas das perguntas mais freqüentes a respeito das bênçãos patriarcais.

Muitos membros da Igreja começam a pensar em receber sua bênção patriarcal na adolescência. As seguintes informações podem ajudá-lo a compreender e preparar-se para receber sua bênção patriarcal.

O que é uma bênção patriarcal?

Uma bênção patriarcal tem dois propósitos principais. Em primeiro lugar, o patriarca será inspirado a declarar sua linhagem — a tribo de Israel a que você pertence. Em segundo lugar, guiado pelo espírito de profecia, o patriarca pronunciará bênçãos e pode também fazer promessas, advertências e admoestações que se aplicam especificamente a você. Sua bênção patriarcal pode salientar certas coisas que você é capaz de alcançar e bênçãos que poderá receber, se exercer sua fé e viver dignamente.

Por que a linhagem é importante?

Todo membro da Igreja pertence a uma das doze tribos de Israel. Aqueles que não são descendentes literais são “adotados” na casa de Israel por meio do batismo. O conhecimento de sua linhagem pode ser um guia útil em sua vida, porque o fato de pertencer a uma das doze tribos lhe proporciona as bênçãos e missões específicas de cada tribo. As bênçãos que Jacó deu a seus filhos (que estavam à frente de cada uma das tribos) encontram-se em Gênesis 49.

Quem pode dar uma bênção patriarcal?

Patriarca, na verdade, é um ofício do Sacerdócio de Melquisedque, tal como élder ou sumo sacerdote, e um patriarca é chamado e ordenado especificamente para dar bênçãos patriarcais. Você receberá sua bênção do patriarca de sua própria estaca ou de um lugar próximo, se na sua estaca não houver um patriarca. Se você estiver morando num lugar em que não existam estacas, seu bispo ou presidente de ramo saberá como ajudá-lo a tomar as providências para que você receba uma bênção. Se você for descendente direto de alguém que seja patriarca (como seu avô, por exemplo), pode receber sua bênção diretamente dele, mesmo que ele não more em sua estaca.

Quem pode receber uma bênção patriarcal?

Todos os membros da Igreja têm o direito de receber uma bênção e devem fazê-lo, independentemente de quanto tempo são membros da Igreja.

Que idade preciso ter para receber uma bênção?

Não há uma idade estabelecida. Você deve ter idade suficiente para compreender a natureza sagrada da bênção.

Como é dada a bênção?

O patriarca colocará as mão sobre sua cabeça e dará a bênção por meio de inspiração. Ela será uma orientação revelada para você. A bênção, então, será transcrita, para que você tenha uma cópia por escrito para estudar durante toda a vida. A Igreja também guardará uma cópia de sua bênção para o caso de você perder a sua.

Como consigo uma bênção patriarcal?

Marque uma entrevista com seu bispo. Ele determinará se você está pronto e digno e pode dar-lhe uma recomendação ou ajudá-lo a preparar-se para recebê-la. Depois de receber sua recomendação, você pode entrar em contato com o patriarca para marcar um horário. Pergunte ao bispo ou ao patriarca quem poderá acompanhá-lo em sua bênção, como, por exemplo, seus pais. E leve sua recomendação no dia marcado.

Como posso saber se estou preparado?

O desejo de receber uma bênção patriarcal deve partir da disposição de conhecer e cumprir a vontade de Deus para sua vida. A curiosidade ou a pressão exercida por outras pessoas não é o motivo certo para se receber uma bênção. O bispo ajudará a determinar se você está preparado para a bênção.

Como posso preparar-me?

Você deve fazer todo o possível para achegar-se ao Senhor. A oração, o jejum, o estudo das escrituras, a meditação e o arrependimento podem ajudar. As preocupações com as coisas do mundo devem ser deixadas de lado para essa ocasião sagrada.

Como devo me vestir?

Você deve usar suas roupas de domingo.

Quando as promessas de minha bênção serão cumpridas?

Em algumas ocasiões, as bênçãos patriarcais revelam coisas de nossa vida pré-terrena. Mas na maioria das vezes, elas são um guia para a vida presente e futura. Como as bênçãos são de natureza eterna, elas podem incluir possibilidades que estão além da vida mortal.

Todas as promessas de minha bênção serão cumpridas?

Todas as bênçãos baseiam-se em sua fidelidade e no momento certo determinado pelo Senhor. As bênçãos também podem ser cumpridas de diversas formas durante a vida, dependendo de seu crescimento, capacidade e condições.

Devo deixar que outros leiam minha bênção?

Sua bênção é pessoal, algo entre você e seu Pai Celestial. Você pode compartilhar sua bênção com os membros de sua família e outras pessoas próximas. Mas a bênção deve ser guardada e jamais deve ser comparada com a de outras pessoas.

A bênção patriarcal pode ser de grande valor durante toda a sua vida. Preparar-se para as promessas de sua bênção e viver de modo a ser digno de recebê-las são coisas que podem aproximá-lo de seu Pai Celestial nesta vida e ajudá-lo a retornar à presença Dele na vida futura.

Para receber uma bênção patriarcal você precisa (1) preparar-se, achegando-se ao Pai Celestial por meio da oração, arrependimento, estudo das escrituras e freqüência à Igreja; (2) realizar uma entrevista com o bispo para verificar se está preparado; e (3) receber de seu bispo uma recomendação para a bênção patriarcal. Depois de receber sua recomendação, você deve (4) entrar em contato com o patriarca para marcar um horário e (5) receber sua bênção. A bênção gravada será (6) transcrita, e cópias da bênção serão (7) enviadas para (8) a sede da Igreja, a fim de serem preservadas, e (9) para você, para guiá-lo durante a vida.

Uma Estrela Guia

“Uma bênção patriarcal recebida de um patriarca ordenado pode ser uma estrela guia, em nossa vida e é uma revelação de Deus para cada indivíduo. Se seguirmos essa estrela, haverá menos probabilidade de tropeçarmos e de sermos desencaminhados. Nossa bênção patriarcal será uma âncora para a alma, e se formos dignos, nem a morte nem o diabo poderão privar-nos das bênçãos proferidas. Elas são bênçãos que podemos usufruir agora e para sempre.”

Presidente James E. Faust, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência, “As Bênçãos do Sacerdócio”, A Liahona , janeiro de 1996, p. 68.

Uma Bênção Cumprida

“Às vezes alguém fica preocupado porque uma promessa feita em uma bênção patriarcal ainda não se cumpriu. (…) Isso não significa que a bênção não será cumprida. É bom saber que as coisas acontecem no devido tempo do Senhor, nem sempre no nosso. As coisas de natureza eterna não têm fronteiras. Desde a existência pré-mortal até nossa existência além do véu da morte, nossa existência é uma vida eterna.”

Presidente Boyd K. Packer, Presidente Interino do Quórum dos Doze Apóstolos, “O Patriarca da Estaca”, A Liahona , novembro de 2002, p. 45.

Fonte: www.lds.org

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!