A grande e abominável igreja, apresentada na visão de Nefi em 1 Nefi 13-14 não é uma denominação específica, nem um grupo de seitas. Ela é uma grande e abominável igreja.

  • Grande: larga, poderosa,difundida, bem conhecida, influente

  • Abominável: cruel, má, perversa, com motivos ocultos, impuros, corrupta

  • Igreja: sistema de crença, organização com crenças compartilhadas

Em resumo, é o mundo e “o diabo é o seu fundador” (1 Nefi 13:6). É um sistema de crenças para ensinar que o valor é determinado pela beleza e pela riqueza, que criar filhos é ultrapassado e não compensa, que homens e mulheres são criados para serem iguais, que a vida é sobre cuidar de si mesmo, e que não há verdades absolutas.

Satã e seus seguidores buscam torturar e oprimir, (1 Nefi 13:5) subjugar com um jugo de ferro, trazer ao cativeiro e matar os santos de Deus. E o Senhor Ele mesmo descreve essa igreja com o “a mãe das meretrizes”. (1 Nefi 13:34)

Essa é uma imagem perturbadora, especialmente no contexto do que essa igreja almeja fazer aos santos. Mas não há dúvida de que estamos sendo torturados e sempre sendo subjugados por essas falsas crenças.

Assim como uma meretriz vende uma falsificação de um dos presentes mais preciosos de Deus, essa igreja tenta falsificar tudo o que Cristo é e tudo o que Ele oferece. Entender isso pode nos ensinar como defender a nós mesmos e a nossa família da mãe das meretrizes.

O Plano Maligno da Mãe das Meretrizes contra O Plano Divino de Cristo

  • Eles desejam todo o mundo

A mãe das meretrizes quer atrair todo o mundo para seu covil para ludibriá-los, não para a satisfação deles mesmos mas para ganho próprio. Ela quer tudo e todos que ela puder.

Jesus quer a todos, os prisioneiros e os livres, pretos e brancos, machos e fêmeas. “Ele deu sua vida para atrair a si todos os homens”.  para que Ele pudesse libertá-los. Ele deseja que cada indivíduo filho e filha de Deus venha a Ele para encontrar a salvação.

  • Eles oferecem felicidade

A mãe das meretrizes é voltada aos desejos da carne, oferecendo gratificação instantânea. Ela usa como vantagem a luxúria mortal e ataca as suas fraquezas, prometendo prazer no momento, mas na realidade buscando a sua miséria.

Jesus é focado nos máximos desejos da nossa alma e oferece felicidade duradoura. Ele faz Sua força perfeita em nossa fraqueza e promete “felicidade nessa vida e vida eterna no mundo que virá”

  • Eles trabalham reservadamente

A mãe das meretrizes trabalha na escuridão e em segredo, falsamente prometendo que ninguém saberá de seus atos. Ela finge privacidade e segurança, mas seus trabalhos são conhecidos e serão julgados pelo Deus Todo-Poderoso.

Jesus sempre se comunica conosco e nos corrige nos funcionamentos secretos de nossos corações. Mas Ele não trabalha nem age em segredo. Ele é a luz do mundo, com a promessa de que todo o mundo um dia vai conhecer e reconhecer Seu Ato de Expiação.

  • Eles querem a sua virtude

A mãe das meretrizes não quer apenas você e o seu tempo, ela quer tudo aquilo o que é mais precioso para você. Ela quer destruir a sua virtude, comprometer a sua fidelidade e despir-lhe da sua força moral. Finalmente, ela quer deixá-lo menos você, fazendo-o fraco e assim dependente dela.

Jesus também quer tudo o que você tem e é, mas Ele quer protege-lo e transformá-lo, não destruí-lo. Ele quer fazer de você mais do que você é, deixando-o mais forte à medida em que você aprende a confiar Nele.

  • Eles estão no seu time

A mãe das meretrizes “conspirou com Caim e seus seguidores daí em diante”. Ela está com você no começo, lhe ajudando a formular seus enganos, lhe ajudando a justificar seus motivos, lhe ajudando a acalmar seus arrependimentos. Mas no fim ela lhe abandona à sua própria sorte; “e assim vemos também que o diabo não amparará seus filhos no último dia, mas os arrastará rapidamente para o inferno.”

Jesus é o Alpha e o Ômega. Ele está conosco no inicio e no fim. Ele é tudo o que Ele promete ser, e aqueles que constroem sobre Ele não podem cair. No final, Ele vai apelar por nossa causa diante do Pai, suplicando por nossa salvação baseada na Sua justiça. Ele nunca vai nos abandonar.

  • Eles requerem um alto preço

Interações com a igreja abominável não vêm sem um preço. A mãe das meretrizes vai fazer você pagar um alto preço pelos seus prazeres – sua imundice vai fazer com que você perca sua salvação em troca de um lago de fogo e enxofre.

Jesus oferece a Sua graça como um presente. Ela também vem com um alto preço, mas Ele pagou por ele. Ele comprou para nós por um preço inimaginável. Certamente existe um custo para se tornar um discípulo, mas ele vem com incontáveis recompensas eternas.

  • Eles querem ser selados a você

A mãe das meretrizes deseja mais do que a sua atenção nesta vida; ela quer você para sempre. E “se deixastes o dia do arrependimento para o dia da vossa morte, eis que vos tendes submetido ao espírito do diabo e ele vos sela como seus”.

Jesus deseja mais do que sua professada devoção nesta vida; Ele quer transformar sua alma e fazê-lo para sempre como Ele. Ele quer compartilhar com você a duradoura salvação e a vida eterna. “Portanto, quisera que fôsseis firmes e inamovíveis, sobejando sempre em boas obras, para que Cristo, o Senhor Deus Onipotente, possa selar-vos como seus”

  • Eles se oferecem

A mãe das meretrizes vai fazer de tudo e vai comprometer tudo para conseguir algum ganho de nós. Ela vai vender a si mesma por qualquer coisa.

Cristo paga o preço final por nós. Ele não vende a Si mesmo, Ele dá a Si mesmo – não pelo que Ele pode ganhar, mas por causa do que Ele pode oferecer.

  • Eles têm como alvo os seus convênios e a sua família

A mãe das meretrizes busca minar seus convênios e sua fidelidade e tem como alvo destruir a sua família. Tudo em seu sistema de crenças é construído com objetivo de enfraquecer as suas decisões morais, confundir a sua compreensão moral e reverter o seu senso moral do que é certo e o que é errado. Ela não está interessada apenas em um divertido encontro, ela vai torturar, arrastar para baixo e escravizar você e sua família – finalmente destruindo a natureza eterna da sua família.

Jesus oferece convênios eternos que protegem a sua família e a selam para sempre. Tudo sobre o Seu evangelho é voltado para reforçar suas decisões morais, iluminar sua compreensão moral e solidificar seu senso moral de certo e errado. Ele deitou Sua vida para fazer a sua família eterna.

  • Eles têm domínio

A grande prostituta tem domínio – poder, controle e influência – sobre toda a terra e todas as nações. Seus ardis maliciosos e sua conduta libidinosa têm influência sobre a legislação, as culturas, a educação, as normas e as ideias.

A Igreja de Cristo tem pequenos domínios, sobre as vidas, os corações e as almas dos indivíduos e as famílias. Mas o que é pequeno em números é grande em poder. Finalmente Cristo tem o verdadeiro domínio sobre a eternidade, não sobre as coisas desse mundo.

Protegendo a si mesmo e à sua família

Aqueles que vivem como pessoas do convênio de Deus são armados com retidão e o poder de Deus em grande glória. Se nós estivermos mantendo nossos convênios, nenhuma arma ou sedução da mãe das meretrizes pode penetrar na armadura e destruir a influência de Cristo em nossas vidas e em nossas casas.

Para manter essa armadura, nós devemos ser lembrados de nossos convênios sempre e devemos honrá-los sempre.

Isso acontece nos templos; na reunião sacramental, na oração da família, no estudo das escrituras e nas noites familiares; em encontros com nossa esposa; e na diária, pessoal adoração e arrependimento.

A grande mãe das abominações está reunindo multidões em todo o planeta terra para lutar contra Cristo e Seus santos. Nós precisamos estar seguros e devemos estar preparados, enquanto aprendemos a reconhecer a falsidade de Satã e nos agarramos a Cristo e nossos convênios.

Artigo escrito por Lisa Teixeira para o lds.net

Traduzido por Eduardo Marcondes.

Siga-me!

Eduardo Marcondes

É jornalista há 20 anos, com ênfase na atuação em Rádio e Televisão. Foi repórter, editor e apresentador, com passagens por praticamente todas as emissoras com sede na capital paulista, entre elas o Grupo Bandeirantes e o SBT. Atualmente faz trabalhos de textos em parceria com alguns empresários e escreve regularmente na internet há pouco mais de ano.
Siga-me!