Se você não tiver certeza do que deve arrepender-se e de quando deve fazê-lo, aqui estão algumas respostas.

O arrependimento não é fácil e às vezes é doloroso. Mas você está à altura da tarefa. Ela exige mudança e humildade, e você consegue! Aqui estão alguns mitos comuns sobre o arrependimento e algumas ótimas respostas.

MITO 1: Se ainda me lembro de meu pecado, não devo ter sido perdoado.

“Satanás tentará fazer-nos acreditar que nossos pecados não foram perdoados porque nos lembramos deles. Satanás é mentiroso; ele tenta turvar nossa visão e desviar-nos do caminho do arrependimento e do perdão. Deus não nos prometeu que não nos lembraríamos de nossos pecados. Essa lembrança ajuda-nos a evitar que cometamos os mesmos erros novamente. Mas se permanecermos firmes e fiéis, a lembrança de nossos pecados será suavizada com o tempo.”

— Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência

MITO 2: Se ainda me sinto culpado, não devo ter sido perdoado.

“Para aqueles que verdadeiramente se arrependeram, mas parecem incapazes de sentir alívio, eu digo: continuem a guardar os mandamentos. Prometo-lhes que o alívio virá no devido tempo do Senhor. A cura também leva tempo.”

— Élder Neil L. Andersen, do Quórum dos Doze Apóstolos

MITO 3: Os maus pensamentos simplesmente aparecem em minha mente, não há nada que eu possa fazer.

“Alguns maus pensamentos surgem por si próprios. Outros surgem por convite nosso, de acordo com o que vemos ou ouvimos. Ver fotos indecentes (…) ou conversar a respeito disso pode estimular fortes sensações. Isso resultará na tentação de ver [vídeos] ou filmes impróprios. Essas coisas os cercam, mas vocês não devem participar delas. Esforcem-se por manter seus pensamentos puros pensando em coisas boas. A mente só pode pensar numa coisa de cada vez. Aproveitem isso para expulsar os maus pensamentos. Acima de tudo, não alimentem a mente lendo ou vendo coisas erradas. Se você não controlarem seus pensamentos, Satanás continuará a tentá-los até que finalmente passem do pensamento à ação.”

— Élder Richard G. Scott (1928–2015), do Quórum dos Doze Apóstolos

Leia os outros 5 mitos no artigo original em www.lds.org

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!