Todos nós já ouvimos inúmeras aulas, palestras e discursos da conferência sobre a importância do Espírito Santo em nossas vidas, e podemos facilmente relatar uma lista de maneiras surpreendentes de como Ele pode nos abençoar. Mas há aspectos do Espírito Santo que são comumente ignorados ou esquecidos, e é importante entender todos os recursos e os dons disponíveis para que nós por meio dele, possamos viver com a obtenção de mais paz e felicidade possível.

1. o Espírito Santo santifica

Sabemos que o Espírito Santo conforta, guia, alerta, e ensina. Mas raramente falamos sobre um de seus papéis mais importantes: Seu poder santificador. Santificação é o processo da Expiação de Cristo que nos purifica, nos cura, e nos ajuda a tornarmos mais semelhantes a Cristo, mas é somente através do Espírito Santo que podemos acessar a Expiação. “O dom do Espírito Santo … é o mensageiro da graça pela qual o sangue de Cristo é aplicado para tirar os nossos pecados e nos santificar” (Elder Christofferson, “O Poder dos Convênios”, Ensign , maio de 2009). Os membros da Trindade têm papéis distintos mas complementares. Cristo expiou por nós e o Espírito Santo traz o poder do sacrifício expiatório para nós. Sem o Espírito Santo em nossas vidas, perdemos o acesso à Expiação.

Quando estamos vivendo dignos da companhia do Espírito Santo, o Espírito pode nos mudar e nos ajudar a tornar-se mais semelhantes ao Pai Celestial. Este processo de santificação não é apenas sobre a erradicação de pecados e fraquezas, mas também para ajudar-nos a desenvolver a divindade dentro de nós, em suma, nos ajudando a tornar-nos como nosso Pai Celestial. Em seu papel como santificador, o Espírito Santo age como um jardineiro, ajudando-nos a retirar as ervas daninhas, mas também para plantar flores. Por exemplo, depois que o povo ouviu o sermão do rei Benjamim, disseram que “o Espírito do Senhor Onipotente … tem feito uma vigorosa mudança em nós, ou em nossos corações, que não temos mais disposição para praticar o mal, mas para fazer o bem continuamente”(Mosias 5: 2). O Espírito Santo pode nos ajudar a eliminar o negativo e substituí-lo com o belo e do divino, para que possamos, eventualmente, estar pronto para viver com Deus. Esse é o propósito da Expiação.

A Expiação pode parecer um pouco intangível, por vezes, como o Élder Bruce R. McConkie descreveu certa vez: “Nós não sabemos, não podemos dizer, nenhuma mente mortal pode conceber a importação completa do que Cristo fez no Getsêmani” (“O Poder Purificador do Getsêmani “, Ensign , abril de 1985). Mas o Espírito Santo está aqui para nos ajudar a fazer esta doutrina inconcebível uma parte compreensível, trabalhando em nossas vidas.

Como podemos saber se a Expiação está trabalhando em nossas vidas? Felizmente, a resposta é simples “Se você já sentiu a influência do Espírito Santo durante este dia … você pode tomá-lo como evidência de que a Expiação está trabalhando em sua vida.” (Henry B. Eyring, Serão do SEI para Jovens Adultos, Setembro 10, 2006, a Universidade Brigham Young, ênfase adicionada). Que doutrina consoladora! Se estamos a viver de tal maneira que podemos sentir o Espírito Santo, estamos recebendo o seu poder expiatório. Se ouvirmos os sussurros do Espírito Santo, estaremos diariamente mudando para tornar-nos mais semelhante a Deus.

2. O Espírito Santo dá-nos dons e talentos

Sim, o Espírito Santo é o dom mais maravilhoso que poderíamos receber, mas Ele também nos dá outros presentes para enriquecer as nossas vidas. A todo mundo foi dado dons espirituais (ver D & C 46: 11-12) e o Pai Celestial espera que peçamos e desenvolvamos muitos mais dons, como vemos na parábola dos talentos. Era esperado dos servos que usassem os talentos que tinham sido dados a eles para que ganhassem mais.

Muitas vezes, eu acredito que nós não percebemos como muitas coisas podem constituir um dom espiritual. Eu não acho que estamos limitados à lista clássica de “línguas, profecias, revelações, visões, curas” (7ª regra de fé). Acredito que os dons espirituais podem ser qualquer coisa “virtuosa, amável, de boa fama ou louvável” (13ª Regra de Fé). Nós tendemos a ver as diferentes partes de nossas vidas como separadas: trabalho, escola, família, igreja, recreação. Ao Pai Celestial, todas essas coisas dignas são tecidas em uma tapeçaria espiritual que nos ajudam a tornar-nos as pessoas que Ele quer que sejamos.Ele disse: “Portanto, em verdade vos digo que todas as coisas são espirituais para mim, e em tempo algum vos dei uma lei que fosse terrena” (D&C 29:34). O que nós podemos ver como um presente temporal, poderia muito bem ser um dom espiritual dado por nosso Pai através do Espírito Santo.

Parley P. Pratt disse que o Espírito “acelera todas as faculdades intelectuais, aumenta, expande e purifica todas as paixões naturais e afeições… Desenvolve beleza da pessoa, forma e características. Ele tende a dar saúde, vigor, animação e sentimento social. Revigora todas as faculdades do homem físico e intelectual “(Parley P. Pratt, Chave para a Ciência da Teologia , pp. 101-103). Em suma, o Espírito pode nos abençoar com dons e talentos em cada aspecto de nossas vidas.

Por exemplo, eu amo escrever, mas eu tenho me perguntado se era um uso digno do meu tempo. Fiz-lhe um tema de estudo oração e gospel. Eu descobri rapidamente falar sobre falar sobre a divindade de criatividade. Presidente Uchtdorf disse: “O nosso direito de nascença e o propósito de nossa grande jornada nesta Terra-é buscar e vivenciar a felicidade eterna. Uma das maneiras que encontramos isso é criando coisas. . . . Quanto mais você confiar e contar com o Espírito, maior será a sua capacidade de criar “(” A Felicidade É Sua Herança “,Ensign , outubro de 2008). O Espírito Santo pode ajudar-nos nas muitas variedades de criatividade. Se possível, “melhorar não só o mundo ao seu redor, mas também o mundo dentro de você” através de seus talentos ou dons. Podemos pedir ao Espírito Santo para ajudar no desenvolvimento de nossos talentos e dons espirituais e usá-los para servir os outros.

3. O Espírito Santo nos ajuda a ver com novos olhos (espirituais)

Muitas vezes ouvimos o Espírito Santo sendo comparado a uma bússola, mas uma das minhas analogias favoritas é o Espírito Santo sendo um par de óculos espirituais. Ele pode nos ajudar a ver a vida através de um filtro espiritual. Nossos olhos “homem natural” são nebulosos e só pode ver o que a nossa experiência limitada e imperfeita nos mostra. Se permitirmos que o Espírito Santo nos ajude a ver “as coisas como elas realmente são” (Jacó 4:13), podemos de repente ter uma visão muito mais precisa e celestial de vida e aqueles que nos rodeiam. Presidente Eyring disse: “Somente por meio do Espírito Santo que podemos ver as pessoas e eventos como Deus as vê” (Presidente Henry B. Eyring “O Espírito Santo como seu companheiro”, Ensign , outubro de 2015).

É muito fácil ficar frustrado ou impaciente com pessoas e circunstâncias, mas se podemos começar a ver os outros como Deus os vê. Eu acredito que não pode haver uma promessa maior do que ser capaz de ver com a perspectiva divina. Eu não acho que podemos desenvolver muitos atributos vitais sem a perspectiva de Deus: paciência, longanimidade, esperança, caridade. Certamente precisamos ver as pessoas como Deus as vê para realmente amá-las e ver a sua divindade.

Vendo através da lente espiritual do Espírito Santo é especialmente importante quando se busca revelação. A oração não deve ser uma lista de desejos de coisas que queremos do Pai Celestial. Deveria ser o contrário; oração deve ser a cerca de se descobrir o que o Pai Celestial deseja para nós. Isto é porque o Pai Celestial conhece todas as coisas, incluindo o que é melhor para nós. Assim, devemos escolher para ver através da Sua perspectiva eterna, e pedir que Seu plano seja feito, não o nosso plano, muitas vezes equivocado ou míope.

Deus forneceu-nos o dom do Espírito Santo para que Ele possa constantemente nos abençoar com Sua companhia e ajuda. Quanto mais estudar e aprender sobre os atributos e dons do Espírito Santo, mais podemos usar toda a ajuda de nosso Pai Celestial  para termos uma vida feliz aqui, enquanto nos preparamos para a eternidade. Ele nunca nos quis deixar sozinhos, e é por isso que Ele nos deu toda a ajuda possível ao longo deste caminho através das bênçãos e dons do Espírito Santo.

Traduzido de http://www.ldsliving.com/3-Things-the-Holy-Ghost-Does-for-You-That-You-May-Not-Know/s/83387

Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!

Murilo Vicente L. Ribeiro

Murilo Vicente Leite Ribeiro é blogueiro desde 2004. Tecnólogo na Área de Transito e Transportes, é graduando em Pedagogia e tem especialização em Direito Público e Privado. Criador do blog Murilovisck, ficou em segundo lugar no top blog Brasil 2012. Hoje tem uma parceria com o pro. Carlos Wizard Martins para direção do site OsMormons.com. Casado, tem dois filhos e trabalha na área de licitações públicas. É Presidente da Estaca Goiânia Brasil Sul.
Murilo Vicente L. Ribeiro
Siga-me!